> TABOCAS NOTICIAS : ‘Negro de primeira linha’

sexta-feira, 9 de junho de 2017

‘Negro de primeira linha’

Foto:Nelson Jr./SCO/STF
O ministro Luís Roberto Barroso pediu desculpas públicas, ontem, por ter chamado o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa de “negro de primeira linha” em discurso durante cerimônia. Visivelmente emocionado, Barroso afirmou, logo no início da sessão do plenário na Corte, que é necessário enfrentar o racismo, “mesmo o que se esconde em nosso inconsciente”.
“Manifestei-me de modo infeliz e utilizei a expressão “negro de primeira linha”. Não há brancos ou negro de primeira linha porque as pessoas são todas iguais em dignidade e direitos, sendo merecedoras do mesmo respeito. […] Mais de uma pessoa me disse se eu justificasse a minha fala e pedisse desculpas eu daria mais visibilidade ao fato. É provável. Mas é sempre boa a oportunidade para enfrentar o racismo à luz do dia, mesmo o que se esconde em nosso inconsciente.” http://www.fabiocampana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário