> TABOCAS NOTICIAS : Menos de 2% da população brasileira doa sangue, diz Ministério da Saúde

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Menos de 2% da população brasileira doa sangue, diz Ministério da Saúde

Isso corresponde a 3,5 milhões de doadores em um universo de 190 milhões de habitantes
Um gesto simples capaz de salvar vidas, mas que tem uma adesão ínfima na população brasileira. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde apenas 1,8% dos brasileiros doa sangue com regularidade. Isso corresponde a 3,5 milhões de doadores em um universo de 190 milhões de habitantes no país.

Dos doadores, 60% são do sexo masculino e 40%, feminino. 58% tem até 29 anos. No país existem 27 hemocentros coordenadores e 500 serviços de coleta de doação de sangue. De acordo com o Ministério da Saúde as doações caem bastante em feriados, férias ou mesmo mudança de estação.

Para ser doador é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde, estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não estar de jejum. A frequência máxima de doações de sangue para os homens é de 4 doações anuais. Para mulheres é de 3 doações anuais.

Nesta quarta-feira (14/6), o Ministério da Saúde lança a campanha Nacional de Doação de Sangue com o intuito de aumentar as taxas de doadores em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário