> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: CAPS II E AD ANTECIPAM FESTA JUNINA PARA PACIENTES

sábado, 17 de junho de 2017

ITABUNA-BA: CAPS II E AD ANTECIPAM FESTA JUNINA PARA PACIENTES

Os pacientes assistidos pelos Centros de Atenção Psicossocial – CAPs II (Adulto) e o AD (Álcool e Drogas) da Secretaria de Saúde de Itabuna não pouparam fôlego ao esbanjarem alegria durante arrasta pé no Arraiá do São João, promovido pelas equipes de profissionais dos dois centros. Na festa que aconteceu na manhã da última quarta-feira não faltaram comida típica da época, (milho e amendoim cozidos, pipoca, arroz doce e mungunzá, suco de frutas e claro, o forró pé de serra com som mecânico.

Pacientes, funcionários e visitantes foram contagiados pelo clima da alegria e descontração “num momento como este em que o lúdico e a socialização tendem contribuir para melhorar a relação entre a equipe de saúde e os pacientes”, como destacou a médica psiquiatra Tatiana Aguiar, do CAPS II, no bairro Jardim Alamar. Ela também entrou no ritmo junino ao usar maquiagem divertida, típica das festas de São João e foi nesse clima que ela atendeu seus pacientes.

A coordenadora do CAPS II, Viviane Cerqueira, contou que a organização da festa foi o resultado do esforço e da boa vontade de toda a equipe visando proporcionar aos pacientes com transtorno mental, um momento diferente da rotina que eles enfrentam no dia a dia. “Eles entenderam o espírito da proposta e participaram com alegria desse momento descontraído e animado”.

No CAPS AD, no bairro de Fátima, a festa não foi diferente e nem faltou comidas típica, forro pé de serra com som mecânico e pacientes brincando de corrida com ovo na colher, corrida no saco entre outros. O coordenador José Messias dos Santos disse que um momento como este mostra aos pacientes (usuários de algum tipo de droga) a importância que eles tem no projeto de ressocialização e o chama para fora do muro em que eles vivem.

“Ao participarem de um evento que foge da rotina do uso de drogas, de consultas e da indiferença social, mostramos que existe uma vida lá fora que pode ser vivida com alegria, integração e animada, diferente do que estão acostumados”.

O coordenador do Departamento de Saúde Mental da SMS, Paulo Cardoso Junior e a enfermeira Thamyne Del Rey também participaram do forró nos dois Centros de Atenção Psicossocial e foram contagiados com a alegria demonstrada pelos pacientes. “Sem dúvida foi uma manhã divertida, participativa, e que mesmo num ambiente com pessoas que enfrentam sérios problemas de saúde, reinou esse clima tão descontraído e feliz, o que não deixa de ser importante para o entrosamento e a confiança entre pacientes e as equipes de saúde”, destacou Paulo Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário