> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: MUNICÍPIO PARTICIPA DO PLANO ESTRATÉGICO DE REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO CACHOEIRA

quarta-feira, 31 de maio de 2017

ITABUNA-BA: MUNICÍPIO PARTICIPA DO PLANO ESTRATÉGICO DE REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO CACHOEIRA

A Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, esteve representada na manhã desta quarta-feira (31) num encontro promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) com o intuito de elaborar o Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira. O projeto está sendo realizado em várias etapas através de estudos, diagnósticos e oficinas que irão subsidiar o Plano de Revitalização.

O biólogo Mateus Giffoni, da Sema, explica que o projeto está na fase de debate público com as principais entidades que integram a Bacia e que se relacionam de alguma maneira a revitalização da mesma, tais como, prefeituras municipais, secretarias de meio ambiente, secretarias de agricultura, faculdades, ONGs, entre outros. “Estamos discutindo o problema sobre vários aspectos, pois nossos estudos mostram que é possível sim recuperar, revitalizar a Bacia do Rio Cachoeira. Já realizamos oficinas em Itororó, Ibicaraí e agora em Itabuna”, destaca.

Ele informa que o resultado do trabalho realizado nessas oficinas serão apresentados à Sema e aos principais atores deste projeto para que eles possam dar sugestões e, principalmente, dizer se os estudos até então feitos condizem com as realidades locais. “Estes resultados serão apresentados no mês de julho durante três eventos de participação social aberto ao público. Nosso objetivo é validar todas as contribuições que foram feitas até aqui”, completa Mateus.

Tayla Marrocos, do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Itabuna, participou da oficina representando o Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, e aproveitou para ressaltar a importância deste projeto, e ainda lembrar que a Prefeitura também está realizando o projeto “Requalificação Ambiental: integrando comunidades”, com a meta de recuperar áreas degradadas que ficam às margens do rio Jacarezinho - afluente do rio Cachoeira -, e consequentemente melhorar a qualidade de vida comunidade que vive no seu entorno (Ferradas, Nova Ferradas, Fernando Gomes e Nova Esperança).

Nenhum comentário:

Postar um comentário