> TABOCAS NOTICIAS : Descoberto minério raro que pode converter luz solar em eletricidade

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Descoberto minério raro que pode converter luz solar em eletricidade

Foto: Creative Commons
Cientistas descobriram um mineral raro que tem propriedades para extrair energia de várias fontes ao mesmo tempo.

É um material capaz de transformar luz solar, calor e energia cinética em eletricidade, informam pesquisadores da Universidade de Oulu, na Finlândia.

Ele é um tipo de cristal, chamado de KBNNO.

O minério pode ser um modo alternativo de carregar aparelhos eletrônicos, como celulares e laptops, e outros apetrechos high-tech – já que ele não teria energia o suficiente para abastecer uma casa inteira.

O elemento faz parte da família perovskita – minerais raros que são capazes de produzir energia a partir de algumas fontes: raios solares, temperatura e movimento.

Esta é a primeira vez que os pesquisadores conseguem identificar um material que possa converter as três fontes simultaneamente.

Como
De acordo com o estudo, publicado no jornal Applied Physics Letters, o KBNNO é um material ferroelétrico com moléculas polares, que funcionam como as agulhas de uma bússola.

Quando são estimuladas por algum fator físico, como a mudança de temperatura, por exemplo, elas acabam se desalinhando – o que desencadeia uma corrente elétrica.

Os pesquisadores estão otimistas e acreditam que o mineral já esteja pronto para ser comercializado em 2018. Com informações da Super

Nenhum comentário:

Postar um comentário