> TABOCAS NOTICIAS : BA: Em tempo de seca, prefeito critica aumento de 82% na taxa de transporte animal

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

BA: Em tempo de seca, prefeito critica aumento de 82% na taxa de transporte animal

No período de seca no interior da Bahia, o aumento da Guia de Trânsito Animal (GTA) tem afetado os pecuaristas do estado. O GTA é o o documento que permite os serviços de defesa agropecuária acompanharem a movimentação de animais, evitando assim a introdução de doenças que possam pôr em risco a população ou causar prejuízos aos produtores.
O valor foi reajustado em 82%. Antes era R$ 2,20 e passou para R$ 4,00 por cabeça de gado. De acordo com o prefeito Rodrigo Hagge (PMDB) o reajuste veio no pior momento, já que a cidade passa por um período de estiagem severa. “Nesse momento a classe estava esperando ser abraçada pelo governo, não sofrer essa pressão”, ressalta.
Hagge destacou que o município tem adotado medidas para fazer o agricultor rural crescer e que o reajuste só “demonstra desprezo pela classe”. “Sofremos com a supressão de quatro mil cabeças devido a estiagem, estamos tentando superar aos poucos. Uma taxa dessa só regride nossos avanços”.
O prefeito da cidade explicou os trabalhadores estão aguardando que o governo volte atrás e repense a tarifa. “Eles precisam pressionar os bancos e negociar esse ajuste, proteger a classe de agricultores e não deixar que a gente pague, literalmente”.
No Diário Oficial do Município é possível ver o reajuste da tarifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário