> TABOCAS NOTICIAS : Trens elétricos da Holanda são agora 100% movidos por energia eólica

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Trens elétricos da Holanda são agora 100% movidos por energia eólica

A NS, empresa responsável pelas ferrovias da Holanda, anunciou que todos os seus trens elétricos de passageiros serão agora movidos à energia eólica.

O primeiro anúncio foi em 2015, mas eles atingiram seus objetivos um ano antes do planejado – a data pretendida era 2018. “Desde 1º de janeiro, 100% dos nossos trens estão funcionando com energia eólica”, disse o porta-voz NS, Ton Boon. “Então, de fato, atingimos nosso objetivo um ano antes do planejado”. http://www.jornalciencia.com

Em 2015, o objetivo era conseguir que toda a frota de trens elétricos da NS fosse movida a energia eólica em janeiro de 2018. Metade da frota já utilizava a fonte de energia, mas para completar a meta, eles precisavam construir mais parques eólicos ou comprar energia eólica de países vizinhos, como a Dinamarca.

Mas, graças a um aumento do número de parques eólicos em todo o país, foi possível atingir essa meta mais cedo. De acordo com os especialistas, cerca de 600.000 passageiros por dia estão viajando graças à energia eólica. Os holandeses têm uma longa história com a energia eólica, afinal, utilizam moinhos de vento para drenar água e moer grãos desde os séculos 17 e 18. Mas agora a nação está usando turbinas eólicas mais sofisticadas para gerar eletricidade.

De acordo com Eneco e NS, um moinho de vento funcionando por uma hora pode alimentar um trem por cerca de 200 km. Embora os trens sejam geralmente considerados sustentáveis em comparação a outros veículos, a frota consome anualmente 1,2 bilhão de kWh de energia eólica– o equivalente à quantidade de eletricidade consumida por todas as famílias de Amsterdã em um ano.

“A locomoção é responsável por 20% das emissões de CO2 na Holanda e se queremos manter as viagens, é importante que o façamos sem sobrecarregar o ambiente”, disse o gerente de contas da Eneco, Michel Kerkhof. “Este contrato oferece a todos os cidadãos holandeses a opção de uma viagem neutra ao clima, independentemente da distância”.

As empresas agora esperam reduzir a energia usada por passageiro em mais de 35% até 2020 em relação a 2005. No ano passado, a Costa Rica obteve 250 dias sem queimar qualquer combustível fóssil, em grande parte graças às suas usinas hidrelétricas, geotérmicas e eólicas.

A Escócia também foi capaz de gerar mais energia eólica do que todo o país poderia usar durante um dia particularmente ventoso em 2016. A Dinamarca tem 42% de sua eletricidade nacional produzida por energia eólica em 2015, apesar de estar com dois de seus maiores parques eólicos desativados. Felizmente, é bom ver que finalmente chegamos ao ponto em que a energia renovável pode ser utilizada em escalas nacionais. [ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário