> TABOCAS NOTICIAS : Renda do brasileiro pode cair por quatro anos consecutivos pela primeira vez

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Renda do brasileiro pode cair por quatro anos consecutivos pela primeira vez

Foto: Ilustrativa
A renda média do brasileiro pode cair pelo quarto ano consecutivo em 2017 pela primeira vez. Em 2014, a economia teve crescimento de 0,5%, mas o PIB per capita encolheu 0,4% por causa da expansão populacional de 0,9%. 

Desde então, com o freio na economia, a renda média tem diminuído mais de 4% ao ano. Para 2017, uma projeção do Bradesco estima expansão de 0,3%, o que desencadearia o encolhimento do PIB per capita perto de 0,5%, de estimados R$ 28.064, em 2016, para R$ 27.934, descontada a inflação. 

A projeção estima aumento de 0,8% na população, de acordo com a Folha. A renda per capita é considerada medida importante da trajetória de crescimento ou empobrecimento de um país, já que mostra o quanto sua produção evolui em relação ao número de habitante. 

A estimativa da instituição financeira mostra ainda que a saída do país da recessão deverá ser mais lenta do que o esperado, fazendo com que o PIB cresça menos e leve a uma nova contração da renda por habitante. Se isso ocorrer, será a primeira queda do PIB per capita por quatro anos seguidos, desde pelo menos 1901, com recuo total de 9,5% no período (descontada a inflação).  Do Portal Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário