domingo, 27 de novembro de 2016

Palmeiras é Campeão de 2016 ! Verdão é o maior campeão brasileiro!

São Paulo, SP, 27 (AFI) – Vinte e dois anos depois o Palmeiras volta a levantar a taça do Campeonato Brasileiro, pela nona vez em sua história. A confirmação veio na 37ª rodada, uma antes de encerrar a competição. Jogando na Arena Palmeiras, o elenco de Cuca venceu a Chapecoense por 1 a 0, com gol do lateral Fabiano. A vitória também foi a última dentro de casa este ano, onde fez 32 jogos, venceu 20, empatou sete e perdeu apenas cinco.

E a ansiedade do torcedor não estava fácil de controlar. O Palmeiras esteve na liderança do campeonato em 28 das 37 rodadas que já se passaram– desde a 19ª, início do segundo turno, não saiu da ponta. O elenco tem a melhor defesa, com apenas 31 gols sofridos, e ainda briga pelo melhor ataque. A vitória deste domingo lhe deixou com 77 pontos, enquanto a Chapecoense estaciona nos 52.

Mesmo com o gramado ainda prejudicado, o Palmeiras conseguiu ditar o ritmo de jogo desde os primeiros minutos. E, antes mesmo do primeiro chute a gol, o locutor da Arena já anunciava: “Cheirinho no ar... No Maranacã: Flamengo 1, Santos 0”. A festa começou cedo nas arquibancadas, já que a derrota praiana dá o título ao Palmeiras independente do resultado em São Paulo.

Mas, logo aos 25 minutos de bola rolando, o placar mostrava o time da casa a frente. Em um lance individual, Gabriel Jesus tentou uma tabela pela direita e acabou parada com falta. Na cobrança, Dudu rolou para Zé Roberto, que bateu rasteiro para a entrada da área. Moisés passou de letra para a marca do pênalti, onde estava Fabiano. O lateral pegou bonito na bola e encobriu o goleiro Danilo.

Uma jogada coletiva que resumiu a campanha do Palmeiras. À frente no placar, o time não perdeu a velocidade e continuou pressionando a Chapecoense no campo de defesa. Em um contra-ataque rápido, Gabriel Jesus recebeu de Moisés e ficou frente a frente com o lateral Gimenez. E limpou a marcação e bateu rasteiro no canto, mas ela tocou a rede pelo lado de fora.

No último lance da primeira etapa Moisés mostrou, mais uma vez, que estava numa tarde inspirada. O meia se aproveitou de um contra-ataque rápido e acertou uma lançamento nas costas da zaga para Gabriel Jesus. O atacante saiu mais uma vez frente a frente com Danilo e tentou tocar por cima, mas ela explodiu no peito do goleiro, que saiu para abafar a jogada.

Desde julho afastado dos gramados, com uma lesão no ombro, o goleiro Fernando Prass era a principal atração no banco de reservas. Ele foi convocado por Cuca para assistir o jogo e comemorar com o restante dos jogadores, já que era capitão antes de ser substituído por Jaílson. Restando 45 minutos para soltar o grito de campeão, o Palmeiras voltou para a segunda etapa com o mesmo time e ainda pressionando o adversário.
Com gol de Fabiano, o Palmeiras conquista seu nono título brasileiro em sua história. Foto: palmeiras.com.br
Instruídos por Cuca, o time passou a arriscar mais finalizações de fora da área, buscando uma falha do goleiro Danilo. Empurrados pela torcida, que não parou de cantar em nenhum momento, o grito de ‘campeão’ saiu da garganta aos 40 minutos, quando a Chapecoense já não mostrava nenhuma reação. Surpreendentemente, Fernando Prass entrou no lugar de Jaílson nos últimos instantes. A partida marcou o recorde de público na história do estádio, incluindo o antigo Palestra Itália. A marca de 40.986 espectadores superou os 40.283 pagantes de 1976.

Assim que o árbitro apitou pela última vez, jogadores e comissão técnica invadiram o gramado, visivelmente emocionados com o título. A comemoração corou Gabriel Jesus, que deve viajar para a Inglaterra defender o Manchester City. O técnico Cuca correu para o vestiário e voltou com um a camisa do Palmeiras, escrito o nome do treinador e com o número oito. O palco foi rapidamente montado para que Dudu levantasse a taça.

Ligada na final da Sul-Americana, já que joga nesta quarta-feira, 30, contra o Atlético Nacional na Colômbia, a Chapecoense ainda terá um jogo para cumprir no Campeonato Brasileiro. Pela 38ª rodada, o clube recebe o Atlético-MG na Arena Condá, em Chapecó (SC). Com todos os jogos marcados para as 17 horas do próximo domingo, 04, o Palmeiras viaja até Salvador (BA) enfrentar o Vitória no Barradão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário