> TABOCAS NOTICIAS : Aos 105 anos, britânica faz ioga, dirige e bebe vinho quase todo dia

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Aos 105 anos, britânica faz ioga, dirige e bebe vinho quase todo dia

Quem vê Eileen Ash chegar para sua aula de ioga em Norwich, no sudeste da Inglaterra, não suspeita que ela completa nada menos do que 105 anos neste domingo.

Após estacionar seu carro compacto amarelo sem qualquer vacilo, ela caminha rapidamente na direção de um amigo para cumprimentá-lo antes de ir para a sala de exercícios.

Lá dentro, amigos a esperam para celebrar antecipadamente seu aniversário. “Ela a nossa rainha da ioga. Parabéns, Eileen!”, diz um deles, seguido por aplausos de toda a turma.

Conhecida como a ex-jogadora de críquete mais longeva ainda viva e a primeira a ultrapassar os 100 anos, Eileen nasceu em 1911, estreou no esporte em 1937 e representou a seleção inglesa por 12 anos. Hoje, se dedica apenas a aperfeiçoar seus movimentos e posições na ioga.

“Faz bem para o cérebro, porque você tem de pensar. E fortalece os músculos”, diz ela à BBC. “Você simplesmente se sente saudável.”

Questionada se, por causa da idade avançada, ela não sente dores comuns entre idosos ao acordar, ela responde com bom humor:

“Ainda não. Quando eu for velha, vou sentir. Aparentemente. Mas o que é ser velha?”

E qual é o segredo de uma vida tão longa?

Eileen diz que comer bem e tomar duas taças de vinho “quase todos os dias” contribuem, mas o principal é outra coisa.

“Os esportes, estar ao ar livre e ficar ativa. Mesmo quando jovem, eu costumava escalar muitas árvores. Isso ajudou, sabe?”, brinca ela, com um sorriso no rosto.

Em seguida, pensa por um instante e emenda: “Tive muita sorte com a genética”. (BBC Brasil/Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário