> TABOCAS NOTICIAS : República Tcheca não receberá nenhum migrante que esteja na Turquia em 2016

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

República Tcheca não receberá nenhum migrante que esteja na Turquia em 2016

(Arquivo) Refugiados são vistos em um acampamento, em Gaziantep, Turquia, no dia 23 de abril de 2016

A República Tcheca não receberá antes do fim de 2016 nenhum migrante que esteja atualmente na Turquia, pela situação que vive este país após o fracassado golpe de Estado, declarou neste domingo o ministro tcheco do Interior, Milan Chovanec.

"Não receberemos ninguém daqui até o final do ano", declarou o ministro em uma mesa redonda, divulgada pela televisão pública CT.

"Não sabemos o que aconteceu exatamente na Turquia, tratou-se de um golpe de Estado ou de um contra-golpe de Estado", declarou.

Em virtude do acordo entre a União Europeia (UE) e a Turquia, a República Tcheca deveria receber a partir de outubro 80 sírios que se encontram atualmente nos acampamentos de refugiados na Turquia.

"Temo que a Turquia não intervenha a favor do povo sírio, mas que trate de resolver o conflito com os curdos", afirmou o ministro.

O funcionário advertiu, contudo, sobre a possibilidade de uma "desestabilização da Turquia".

Tensas nos últimos meses, as relações da Europa com a Turquia estão afetadas pelo golpe frustrado de 15 de julho, que provocou ondas de expurgos cuja magnitude incomodou os europeus.

O presidente turco ameaçou revisar o acordo entre a UE e a Turquia caso não esteja garantido que os turcos não precisarão de visto para entrar na UE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário