> TABOCAS NOTICIAS : Sarney teme nova delação: 'Odebrecht é metralhadora'

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Sarney teme nova delação: 'Odebrecht é metralhadora'

Em Brasília*Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ex-presidente José Sarney
Em conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (PMDB-AP) afirmou que a delação premiada que o empreiteiro Marcelo Odebrecht estaria negociando é uma "metralhadora". Na gravação, o ex-presidente ainda prometeu ajudar o ex-executivo, que é alvo da Operação Lava Jato, a evitar que seu caso fosse transferido para a vara do juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba, "sem advogado no meio".

O conteúdo das conversas, divulgado ontem pelo jornal Folha de S.Paulo, consta de gravação feita por Machado entregue à Procuradoria-Geral da República com o objetivo de fechar um acordo de delação premiada. A colaboração do ex-presidente da Transpetro foi homologada anteontem pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

No diálogo, Machado e Sarney comentam as delações premiadas da Lava Jato. O ex-presidente da Transpetro afirma que as colaborações vêm "às pencas". Sarney responde: "Odebrecht vem com uma metralhadora de (calibre) ponto 100", numa analogia ao potencial destrutivo das revelações do empreiteiro Marcelo Odebrecht.

Sarney também relacionou uma doação de campanha da Odebrecht à presidente afastada Dilma Rousseff. "Nesse caso, ao que eu sei, o único em que ela (Dilma) está envolvida diretamente é que falou com o pessoal da Odebrecht para dar para campanha do... E responsabilizar aquele (trecho inaudível)."

O ex-presidente ainda atribuiu o caso de corrupção na Petrobrás ao "governo". "Esse negócio da Petrobrás só os empresários que vão pagar, os políticos? E o governo que fez isso tudo, hein?", disse. "Acabou o Lula, presidente", afirmou Machado. "O Lula acabou, o Lula, coitado, deve estar numa depressão", respondeu o ex-presidente. Leia mais em http://noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário