> TABOCAS NOTICIAS : ONU Mulheres lança nota sobre estupros coletivos no RJ e PI

sexta-feira, 27 de maio de 2016

ONU Mulheres lança nota sobre estupros coletivos no RJ e PI

De São Paulo*Reprodução/Twitter
Reprodução de mensagem no Twitter sobre o estupro de uma garota de 16 anos no Rio de Janeiro

Em nota pública divulgada na noite desta quinta-feira (26), a ONU Mulheres Brasil se solidarizando com as duas adolescentes vítimas de estupro coletivo no Brasil. Um dos casos aconteceu no Rio de Janeiro, com uma jovem de 16 anos, estuprada por vários homens e o outro ocorreu em Bom Jesus (PI), com a vítima sendo atacada sexualmente por cinco homens.

No comunicado, a ONU Mulheres solicitou aos poderes públicos dos estados do Rio de Janeiro e do Piauí que seja incorporada a perspectiva de gênero na investigação, processo e julgamento de tais casos "para acesso à justiça e reparação às vítimas, evitando a sua revitimização".

Nota pública da ONU Mulheres Brasil sobre estupros coletivos:
"A ONU Mulheres Brasil se solidariza com as duas adolescentes vítimas de estupro coletivo: uma, no Rio de Janeiro, violada por mais de 30 homens, e outra, em Bom Jesus (PI), vitimada por cinco homens. Além de serem mulheres jovens, tais casos bárbaros se assemelham pelo fato de as duas adolescentes terem sido atraídas pelos algozes em tramas premeditadas e terem sido violentamente atacadas num contexto de uso de drogas ilícitas.

Nesse sentido, a ONU Mulheres solicita aos poderes públicos dos estados do Rio de Janeiro e do Piauí que seja incorporada a perspectiva de gênero na investigação, processo e julgamento de tais casos, para acesso à justiça e reparação às vítimas, evitando a sua revitimização.

Alerta, ainda, que uma das formas com que a revitimização se dá é pela exposição social da vítima e dos crimes, incluindo imagens e vídeos em redes sociais e demais meios de comunicação, em ações de violação do respeito e da dignidade das vítimas, entre eles a falta de privacidade, a culpabilização e os julgamentos morais baseados em preconceitos e discriminações sexistas. Leia mais em: http://zip.net/bstk4j

Nenhum comentário:

Postar um comentário