> TABOCAS NOTICIAS : Novo vírus descoberto no Brasil pode causar paralisia e levar crianças à morte

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Novo vírus descoberto no Brasil pode causar paralisia e levar crianças à morte

Foi descoberto no Brasil um novo tipo de vírus que pode causar paralisia temporária nas pernas, inflamação no cérebro e até a morte de crianças de até cinco anos de idade. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10), em reportagem da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). 

O vírus, chamado de Gemycircularvirus, foi descoberto em Manaus, pelos pesquisadores Patrícia Puccinelli, da Fiocruz Amazônia, e Tung Gia Phan, do Laboratório de Medicina da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos. A descoberta partiu da análise de 1.500 amostras de fezes de crianças com diarréia atendidas em hospitais da capital amazonense, coletadas entre 2007 e 2009. O estudo foi realizado no ano passado. 

Segundo Patrícia Puccinelli, apesar de o vírus ter sido descoberto em Manaus, ele também pode ser encontrado em outras localidades que tenham problemas de saneamento básico. Ainda conforme a pesquisadora, o vírus é mais recorrente em crianças, mas já foi detectado em adultos que vivem em áreas com problema de saneamento básico. 
Patrícia explica ainda que a doença começa com uma diarreia normal e pouco vômito, dentro de um período de mais ou menos cinco dias; depois, as crianças têm falta de locomoção, pois o vírus migra para o sistema nervoso. 

A transmissão é de forma fecal/oral, através do consumo de água contaminada por fezes contaminadas com o vírus, ou na lavagem de um alimento, ou até no banho, mas não se sabe quantas partículas virais são necessárias para causar a diarreia. 

Para a pesquisadora, um saneamento básico adequado diminuiria a transmissão em 80% de todas as doenças de veiculação pela água. Segundo Patrícia Puccinelli, desde que se trate cedo, há 100% de cura. O kit de diagnóstico rápido ainda está sendo desenvolvido, e haverá condições de utilizá-lo em cerca de três anos. Fonte: Priorado News

Nenhum comentário:

Postar um comentário