> TABOCAS NOTICIAS : Gás carbônico pode ser reciclável? Cientistas encontram caminho possível

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Gás carbônico pode ser reciclável? Cientistas encontram caminho possível

Encontrar uma forma de transformar em material útil o CO² eliminado por fábricas, carros e outras fontes tem sido uma solução perseguida por cientistas ao redor do mundo. Pesquisadores chineses conseguiram reduzir a energia necessária para transformar o dióxido de carbono em combustível líquido. O processo de redução do CO², publicado em artigo na revista Nature, ocorre com ajuda de eletricidade e de um eletrodo de cobalto/óxido de cobalto que funciona como catalisador. "Fizeram modificações no eletrodo de cobalto metálico, possibilitando a redução eletroquímica do CO² para o formato, que é muito utilizado na indústria como matéria-prima para outros produtos químicos", comenta Ana Flávia Nogueira, pesquisadora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que há quatro anos pesquisa como fazer um processo parecido usando energia solar.

É viável para reduzir o gás carbônico na atmosfera?
Uma descoberta viável de ser aplicada em escala industrial seria capaz de reduzir a emissão de um dos principais gases do efeito estufa e ainda geraria lucros ao transformá-lo em um produto com alto valor agregado. Esse tipo de estudo começou a ser feito no mundo há cerca de uma década e o que existe hoje são projetos em escala de laboratório ou, no máximo, projetos-pilotos. Neste caso, a matéria-prima gerada pode ser ácido fórmico e até metano. O tempo para que uma pesquisa dessa se torne viável em grande escala é "totalmente incerto", segundo a pesquisadora. "Depende de investimento e vai ganhar a alternativa de melhor custo-benefício". A professora explica que, para fazer a redução do gás carbônico, gasta-se muita energia, mas neste estudo eles conseguiram baixar bastante o quanto de energia você precisa para realizar essa reação química. A eletrólise, usada para fazer a redução, é um processo análogo ao usado para produzir alumínio a partir da alumina. "A redução do CO² para o formato já é bem conhecida e o cobalto é um metal bem estudado, o interessante do trabalho deles é que conseguiram um desempenho maior na redução do CO²", diz.

Material abundante na natureza
De acordo com o estudo, ainda não está claro o mecanismo eletrocatalítico na superficie desses óxidos, principalmente as características microestruturais como interfaces e defeitos, o que torna a redução difícil de controlar ainda. A oxidação parcial das camadas atômicas aumentou a atividade, o que permitiu aplicar um sobrepotencial de 0,24 volts, menor do que foi atingido anteriormente. Na pesquisa, é importante procurar materiais que são abundantes na natureza, como cobre ou ferro, explica a pesquisadora. Para que esse tipo de solução se torne realidade, não basta otimizar materiais e gasto de energia, é preciso fazer com que as estruturas sejam compatíveis com as indústrias, acoplados em chaminés, por exemplo. "É preciso levar esse material para o sítio que está gerando CO². Teria que ser projeto de parceria com empresas, com investimento delas", diz Ana Flávia. Ela cita como exemplo indústrias que fabricam gás cloro e já tem uma planta que produz o cloro para fazer o PVC. O cloro é gerado em uma planta e já é usado gerado para fazer o polímero, plástico em outra.

Como é usada a energia solar?
Ana Flávia explica que, na Unicamp, em vez de se usar exclusivamente eletrólise para reduzir o CO² como no estudo da Nature, aplica-se a luz do sol sobre um material desenvolvido por eles. "Em um recipiente de teflon fechado, com um vidro de quartzo em cima, coloca-se CO², água e o material que desenvolvemos. Posto no sol ou em um simulador solar, funciona como meu reagente, uso sol como fonte de energia", explica. Além disso, os pesquisadores brasileiros trabalham com o design de novos materiais que tenham melhores propriedades catalíticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário