> TABOCAS NOTICIAS : junho 2015

terça-feira, 30 de junho de 2015

Gol e Infraero são punidas por cadeirante se arrastar em embarque

A Gol Linhas Aéreas e a Infraero serão multadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em até R$ 230 mil pelo embarque irregular de uma passageira com deficiência física em um voo entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e São Paulo. Na época, o relato do incidente feito pela cadeirante em uma rede social chamou a atenção dos internautas. Em nota, a Gol afirmou tomar as medidas necessárias para evitar que problemas semelhantes voltem a acontecer, mas disse não comentar autos de infração.Os 11 autos foram emitidos com base em descumprimentos da Resolução n° 280/2013 da Anac, que dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial no transporte aéreo... Leia Mais

Cristóvão está com dias contados no Fla. Sombra de Oswaldo aumenta pressão

Cristóvão Borges foi apresentado no Flamengo em 28 de maio. Passados 33 dias, o técnico tem dificuldades para implantar a metodologia de trabalho e a pressão nos bastidores já o deixa com os dias contados no Rubro-negro. Além dos resultados ruins, o treinador tem a sombra de Oswaldo de Oliveira, desempregado e preferido de boa parte da diretoria, como mais um obstáculo para cumprir o contrato até o fim de 2015.

Cristóvão dirigiu o Flamengo até o momento em apenas seis jogos. Foram quatro derrotas e duas vitórias. O desempenho o deixou em situação delicada, pois expôs problemas temidos por pares do presidente Eduardo Bandeira de Mello.

A aparente insegurança para escalar o time e as substituições equivocadas, sobretudo na derrota por 1 a 0 para o Vasco, irritaram os dirigentes. Os cartolas alegam internamente que Cristóvão teve seguidas semanas livres para trabalhar o time. No entanto, apenas treinamentos em período único foram agendados e a equipe não evoluiu.

O fato de indicar que não contava com Anderson Pico ao escalar Pará na lateral esquerda e optar pelo primeiro no último jogo foi observado com desconfiança na cúpula rubro-negra. Deixar laterais no fim da fila para improvisar no setor acabou interpretado como um sintoma de "perda do grupo" no departamento de futebol. A diretoria vê o comandante sem forças para motivar o elenco a dar a volta por cima e deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O jeito sereno de Cristóvão vai contra a necessidade de um "choque no futebol". Até por isso, a troca no comando é defendida pela maioria dos dirigentes da administração Bandeira de Mello. A mesma corrente pede a contratação de Oswaldo de Oliveira. O técnico está desempregado desde que foi demitido do Palmeiras e era o favorito para o cargo.

No entanto, Cristóvão foi a opção pela indisponibilidade do profissional após a saída de Vanderlei Luxemburgo e também pelo desejo de que Jayme não permanecesse interinamente por longo período.

Agora, apenas uma sequência de vitórias deve sustentar Cristóvão Borges no cargo. O clima para a permanência é delicado e o comandante joga a sorte na partida da próxima quarta-feira contra o Joinville, às 22h, fora de casa. Fonte: Com informações do UOL / Por: Marilia Bezerra / http://180graus.com

EI crucifica 5 pessoas na Síria por não respeitarem jejum do Ramadã

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) crucificou cinco pessoas no nordeste da Síria porque elas não realizavam o jejum do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos, informou nesta terça-feira o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdul Rahman. O ativista disse por telefone que as vítimas foram assassinadas ontem, na cidade de Al Mayadin, onde foram penduradas em um muro de um quartel da 'hisba', a 'polícia' do EI, com um cartaz no pescoço que dizia "ficarão crucificados o dia todo e serão castigados com 70 chicotadas por romper o jejum do Ramadã". O casal foi degolado com uma espada em um dos bairros controlados pelo EI na cidade de Deir ez Zor. Deles, pelo menos 1.787 eram civis, dos quais: 74 eram crianças, 216 eram rebeldes ou milicianos curdos que lutaram contra o EI, 881 soldados ou combatentes leais ao regime de Damasco e 143 membros do grupo radical que tentaram fugir para a Turquia ou foram acusados de espionagem para outros países... Leia Mais

Beber suco de laranja pode aumentar o risco de câncer de pele em 25%, diz pesquisa polêmica

Os médicos descobriram uma ligação entre certas formas de frutas cítricas e melanoma (câncer de pele), a forma mais mortal da doença.

Os que comeram toranja, pelo menos três vezes por semana, tiveram um risco 41% maior de desenvolver melanona, em comparação com aqueles que nunca comeram a fruta, descobriram os pesquisadores. Por outro lado, não houve nenhuma ligação entre o risco de melanoma com laranjas inteiras ou o suco da toranja.

Os investigadores ressaltam que o estudo ainda não prova que frutas cítricas causam câncer de pele, eles simplesmente observaram uma relação. Mas é possível que certos compostos em alimentos cítricos possam causar melanoma, disse o autor sênior do estudo, Abrar Quershi, dermatologista na Universidade de Brown e no Rhode Island Hospital, nos EUA.

De acordo com o especialista, frutas cítricas contêm psoralenos e furocumarinas, compostos químicos fotoativos, que tornam a pele mais sensível ao Sol. Quershi e sua equipe usaram dados de mais de 63.000 mulheres no Estudo de Saúde das Enfermeiras e 41.000 homens no Health Professionals Follow-up Study, ambos de meados dos anos 1980 a 2010 – órgãos britânicos.

Fachin declara-se impedido para julgar desdobramento do mensalão; Toffoli assume

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin, recém-chegado à Corte, se declarou impedido para comandar um dos inquéritos decorrentes de um dos braços do mensalão. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o processo foi redistribuído para o ministro Dias Toffoli, que assumirá a relatoria. No documento em que justifica a saída do caso, ele cita o artigo do regimento interno do Supremo que se refere à suspeição, sem detalhar o motivo. A apuração avalia indícios de irregularidades em convênios firmados entre instituições financeiras e o INSS/Dataprev, destinados à operação de crédito consignado a beneficiários e pensionistas da Previdência, com a participação do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que presidiu o INSS entre 2004 e 2005. Investiga-se também se servidores do Congresso receberam dinheiro desviado desses convênios. O caso estava parado há um ano, desde a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. BN

Janot diz que corrupção na Petrobras é ‘descomunal’ e cobra independência do MP

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta segunda-feira (29) que os desvios na Petrobras configuram um “descomunal caso de corrupção”. Segundo Janot, como líder, ele fez alterações estruturais que permitiram que o Ministério Público atuasse com “profissionalismo” e “maturidade” para investigar o caso. Leia mais em http://epoca.globo.com

Gorila de zoológico japonês vira símbolo sexual no país após despertar forte desejo sexual nas mulheres

O gorila Shabani, que vive no zoológico de Nagoya, região central do Japão, virou símbolo sexual em seu país, após várias mulheres que visitam o zoológico sentirem atração por ele.

Acredita-se que Shabani chame a atenção por conta de seu porte físico musculoso, diferente dos outros gorilas do local. As mulheres também gostam de seus olhos negros, que já fizeram várias admiradoras desmaiarem. Shabani também posa para fotos como se fosse um modelo internacional.

O gorila virou ‘celebridade’ nas redes sociais, com vários compartilhamentos de fãs, que exaltam sua beleza e seu poder de ‘sedução’, virando um modelo de masculinidade invejável. A admiração aumentou ainda mais quando o zoológico disse que ele dedicava atenção especial a seus dois filhotes.

As japonesas que admiram o gorila, passaram a descrevê-lo como o homem perfeito da sociedade moderna, sendo “atraente, forte e pai de família responsável”. Estas características são valorizadas no Japão há pelo menos uma década.

Shabani é holandês e tem 18 anos. Ele foi dado de presente ao zoológico de Nagoya, em 2007, e está no auge de sua forma física e virilidade. De acordo com a mídia japonesa, as jovens aclamam o gorila usando adjetivos como ikumen (atraente), shibui (misterioso) e nihiru (ar misterioso, calado...).

“Os gorilas sempre foram animais populares entre os visitantes, Shabani é um fenômeno. Ele fez o número de visitas ao zoológico duplicar, desde março. Talvez agora as pessoas tenham mais tempo para admirar os gorilas e por isso tenham notado sua atratividade", disse Takayuki Ishikawa, porta-voz do zoológico, em entrevista à BBC. Fonte: BBC Foto: Reprodução / BBC

Marisa Deppman: "Defendo a redução da maioridade penal sem limite de idade"

Para a advogada, condenados por crimes hediondos com mais de 16 anos deveriam começar a pena na Fundação Casa e, após os 18, continuar a cumpri-la na prisão

MARISA DEPPMAN/epoca.globo - Às 20h53 de 9 de abril de 2013, minha vida virou de cabeça para baixo. Meu filho Victor Hugo Deppman foi vítima de latrocínio praticado por um menor e bandido com 17 anos, 11 meses e 27 dias de idade. O crime ficou conhecido como “roubo do celular”. Um celular que custou a vida do meu filho.

Sou formada em Direito e, desde a graduação, sempre fui a favor da redução da maioridade penal. O jovem tem total consciência do que é certo e errado e o faz por escolha própria. Sei que há crimes e crimes. Para aqueles com menor potencial ofensivo, como furto simples, dirigir sem habilitação ou vandalismo, deve ser aplicado oEstatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para os crimes hediondos, como homicídio, latrocínio e estupro, defendo que a maioridade penal seja reduzida, sem limite de idade. Além disso, o menor que pratica o crime hediondo deve, até os 18 anos de idade, cumprir sua pena em uma unidade de maior segurança da Fundação Casa, para que continue a ter o acompanhamento que ela oferece, para só então ser transferido para uma prisão comum.

Apesar da dor que sinto, sei que somente punição não basta. É necessário investir em educação, no combate às drogas e ao acesso fácil a armas, em medidas sociais na periferia, atividades de lazer e cultura, para não permitir que o jovem seja cooptado pelo crime. Mas, de forma concomitante, aprovar medidas que coíbam de forma drástica os crimes cometidos pelos menores.

MEC prorroga até 20 de julho prazo para renovar contratos do Fies

A presidente substituta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Jaana Flávia Fernandes Nogueira, criou uma portaria que oficializa a prorrogação do prazo de renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o dia 20 de julho. O prazo terminaria nesta terça-feira (30). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, desta terça.  Fonte: Com informações do G1

De acordo com a portaria, além do aditamento de contrato, os estudantes que já têm contrato do Fies têm até 20 de julho para solicitar a transferência integral do curso ou da instituição de ensino, para solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento – referente ao primeiro semestre de 2015 –, e para solicitar o aditamento da suspensão temporária do financiamento referente ao segundo semestre de 2013 e aos primeiro e segundo semestres de 2014.

FIES NO SEGUNDO SEMESTRE
Na sexta-feira (26), o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que a segunda edição de 2015 do Fies terá reajuste nos juros para 6,5% ao ano e abrirá 61,5 mil novos contratos.

Segundo o ministro, as mudanças só valerão para os próximos contratos. "Os juros e todas novas regras se aplicam somente aos contratos novos. Você não pode mudar um contrato por vontade unilateral. O governo firmou um contrato com milhões de estudantes com determinadas regras e essas regras serão mantidas e respeitadas", disse o ministro.

O edital com as novas regras deve ser publicado na edição de 3 de julho do "Diário Oficial da União".

TETO DA RENDA FAMILIAR
COMO SERÁ: Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos.

ANTERIOR: Renda familiar bruta de 20 salários mínimos.

Cuba é o primeiro país do mundo a eliminar transmissão de HIV e sífilis de mãe para filho

Foto: Reprodução/OMS
Cuba se tornou, nesta terça-feira (30), o primeiro país do mundo a receber validação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por eliminar a transmissão do vírus HIV e da sífilis de mãe para filho. O anúncio do feito foi realizado pelo ministro da Saúde Pública de Cuba, Roberto Morales Ojeda, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS/OMS) em Washington. Ao comemorar o fato, o ministro cubano afirmou que “tudo foi possível por meio do nosso sistema social e pela vontade política desde o mais alto nível. Isso permitiu que um país com poucos recursos tenha alcançado isso”. A diretora geral da OMS, Margaret Chan, afirmou que o feito cubano é uma grande vitória na batalha contra o HIV e doenças sexualmente transmissíveis. Eliminar a transmissão de um vírus é uma das maiores conquistas possíveis de saúde pública. Um passo importante no sentido de ter uma geração livre da Aids”, reiterou Margaret. Por trás deste resultado, estão anos de esforços para garantir o acesso precoce a cuidados pré-natais, testes e medicamentos às mulheres grávidas. Michel Sibidé, diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids, na sigla em inglês), acrescentou que a notícia merece ser comemorada em todo mundo. “Esta é uma celebração para Cuba e uma celebração para crianças e famílias em todos os lugares. O fato mostra que acabar com a epidemia de Aids é possível e esperamos que Cuba seja o primeiro de muitos países que obtiveram sucesso ao buscar a validação do fim de suas epidemias entre as crianças”.

ITABUNA-BA: Defesa Civil registra nove ocorrências e mantém alerta

A Coordenadoria de Defesa Civil já atendeu a nove ocorrências por causas das intensas chuvas que caem em Itabuna desde sábado a partir de solicitações de apoio e denúncias de moradores de áreas de risco. A maioria das ocorrências está relacionado à alagamentos de residências, deslizamento e deslocamento de terra, além de rachaduras em imóveis dos bairros Maria Pinheiro,. Monte Cristo e Santa Inês. Em casos de situações de risco, a Prefeitura de Itabuna mantém disponíveis números de discagem gratuita 199 e 8854-6954. O coordenador da Defesa Civil, Roberto Avelino, informa que oito ocorrências registradas até o meio-dia desta terça-feira aconteceram no bairro Maria Pinheiro. “Só na Rua Nossa Senhora de Fátima emitimos seis Termos de Responsabilidade, já que no local foi constatado deslizamento de terra. Os moradores foram orientados a se abrigar em casa de vizinhos e parentes até que cessem as chuvas”, informou, acrescentando que na área habitada na parte baixa da rua foram registradas duas ocorrências de inundação em decorrência da água que desce dos morros. Diante dos problemas causados pelas chuvas no Maria Pinheiro, a Defesa Civil manteve os técnicos em alerta com visitas constantes à Rua Nossa Senhora de Fátima e Travessa Central para prevenir danos aos moradores. 

A equipe esteve ainda na Rua do Jenipapo, bairro Santa Inês, onde duas residências foram interditadas, depois de invadidas pelas águas ou deslocamento de materiais como barro, entulhos, etc. Na Rua N, no bairro Monte Cristo, também foi registrado um pequeno deslizamento de terra sem danos às residências. As chuvas devem continuar fortes na área litorânea nas próximas 24 horas de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

Doméstica foi usada como laranja para desvios de R$ 622 mil na Câmara

Foto: Reprodução / MP
Parte de denúncia do Ministério Público Federal contra os ex-deputados Pedro Corrêa e sua filha, Aline Corrêa, ambos do PP, a empregada doméstica Reinasci Cambuí de Souza teve que prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro na última sexta-feira (26). Ela foi usada para desviar R$ 622 mil da Câmara dos Deputados, apesar de nunca ter trabalhado na Casa Legislativa. “Seu Ivan pegou meus documentos uma vez e levou para a Câmara. Só que eu nunca trabalhei na Câmara, não, e nunca recebi salário da Câmara, não. Eu trabalhava na casa do Ivan Vernon (então assessor de Pedro Corrêa), de empregada doméstica”, disse Reinasci à Justiça Federal, em audiência por videoconferência. “Eu sempre confiei nele, trabalhei 17 anos com ele.” De acordo com o Estadão, os Corrêa e Ivan Vernon respondem por peculato. Pelos cálculos da Procuradoria da República, o valor indevidamente desviado e apropriado pelos denunciados a título de remuneração paga indevidamente a Reinasci alcança o valor mínimo de R$ 246.663,29, entre 11 de junho de 2003 e 15 de março de 2006, e de R$ 375.734,47 entre 11 de outubro de 2007 e 31 de maio de 2012, em um total de R$ 622.397,76, em valores não atualizados. Reinasci foi nomeada para o cargo de Secretária Parlamentar em duas ocasiões. Segundo registros da Câmara, ela teria trabalhado para os ex-parlamentares Pedro Corrêa, entre 2003 e 2006, e depois para Aline Corrêa, entre 2007 e 2012. O ex-deputado está preso preventivamente desde 10 de abril pela Lava Jato. Sua filha responde ao processo em liberdade. BN

Lula toma café com políticos do PT e do PMDB e diz não achar oportuno fim de reeleição

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se para um café da manhã, nesta terça-feira (30), na residência oficial parlamentares do PT e do PMDB, incluindo o presidente do Senado, Renan Calheiros. De acordo com Renan, Lula deu sugestões e defendeu pontos de vista sobre a reforma política, como a manutenção do instituto da reeleição. “Entre outras coisas, ele disse que não achava oportuno o fim da reeleição. Ele entende que o mandato de quatro anos é um mandato muito curto para não ter reeleição. Se fosse um mandato de cinco, tudo bem, mas ele acha difícil a extensão dos mandatos para cinco anos”, disse Renan ao chegar ao Senado. A proposta de reforma política aprovada na Câmara prevê o fim da reeleição para os cargos do Poder Executivo (presidente, governador e prefeito), além da duração de cinco anos para todos os cargos eletivos (vereadores, deputados, prefeitos, senadores, governadores e presidente) a partir de 2022, com regra de transição para senadores. BN

Estado Islâmico afoga inimigos dentro de gaiola

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) não para de produzir cenas chocantes das crueldades que são realizadas com os seus "inimigos". Nesta terça-feira, imagens divulgadas pela sucursal do grupo na província de Nineveh, no Iraque, mostram homens, descritos como “espiões da coalizão”, sendo mortos de maneira cruel. Cinco deles foram afogados numa piscina, dentro de uma gaiola.

E o mais absurdo: câmeras subaquáticas foram criteriosamente posicionadas para mostrar, num vídeo de sete minutos, os homens agonizando e morrendo. Depois do afogamento, a gaiola é retirada da água e os corpos são empilhados. As imagens também mostram outros homens presos num carro enquanto um terrorista atira e o veículo explode. Outra cena mostra prisioneiros acorrentados a explosivos.
A divulgação de vídeo e fotografias das mortes de "inimigos" é uma estratégia de "propaganda" do regime radical que pretende se instalar no Iraque e na Síria. Atualmente, o Estado Islâmico (ISIS em inglês) é o maior grupo terrorista do mundo. O EXTRA apresenta as imagens para denunciar a barbárie que a intolerância e um regime radical produzem pelo mundo.
O EI também já divulgou outras execuções e, ainda, imagens de gays sendo atirados do alto de um prédios. No início deste mês três foram atirados de um edifício em Moçul, enquanto uma multidão assistia. Eles também já divulgaram imagens de crianças com armas.*http://extra.globo.com/noticias/mundo/estado-islamico-afoga-espioes-dentro-de-gaiola-em-piscina-16526860.html#ixzz3eUlPvD92

Bandido encapuzado invade residência e tenta assaltar com arma de madeira

Na noite da última sexta-feira (27/08) um elemento encapuzado empunhando um revólver de fabricação artesanal, muito tosco, invadiu uma residência no bairro Pereiros na cidade de Ipu, com o intuito de assaltar.

De acordo com as informações auferidas na delegacia de Polícia Civil de Ipu, a casa invadida pelo meliante é de um cidadão conhecido pelo nome de Chico Antonio. A referida vítima reagiu tomou o revólver que provavelmente tenha sido fabricado pelo próprio bandido. Vendo sua ação frustrada o elemento "pinoteou", conseguiu se evadir tomando rumo ignorado. 

Nesta segunda-feira (29/06) o revólver fabricado de madeira, um pedaço de cano de alumínio, envolto com muita fita isolante e pintado com uma tinta preta, fora entregue na DPC de Ipu. 

Embora o bandido usasse um capuz na cabeça, com as informações levantadas e pelo contato físico que tiveram vítima e meliante, a polícia já tem um suspeito. 

Aguardemos então os desdobramentos das investigações. Fonte: Repórter Francisco José / http://www.netcina.com.br

BA: Itabuna sedia Mutirão de Cirurgias Bariátricas nesta quinta

Diminuir o número de pacientes na fila de espera e, principalmente, garantir melhoraria na qualidade de vida para quem há anos sofre com complicações de saúde causadas por doenças geradas pela obesidade morbidade são principais objetivos do 1º Mutirão Nacional de Cirurgia Bariátrica. Os procedimentos serão realizados na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna nesta quinta-feira, 2, em parceria com a Prefeitura de Itabuna. Nesta primeira etapa serão beneficiadas seis pessoas que já passaram pela avaliação da equipe médica encarregada dos procedimentos cirúrgicos. Além da parceria da Prefeitura de Itabuna, a ONG Casa do Obeso conta com o apoio da Johnson & Johnson. O número de pacientes parece pequeno, mas não é, pois mensalmente são realizadas no município oito cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O médico cirurgião Fabrício Messias e coordenador do 1º Mutirão Bariátrico explica que as cirurgias serão realizadas pela técnica de videolaparoscopia, um procedimento minimamente invasivo (consta de pequenos cortes), o que reduz riscos de infecção hospitalar e uma recuperação mais rápida do paciente. Os procedimentos cirúrgicos estão previstos para começar às 7 horas da manhã. Além disso, estão mantidas para julho as oito cirurgias mensais. O médico ressalta que Itabuna foi escolhida para sediar o mutirão.

Vênus e Júpiter se encontram no céu nesta terça, 30

Foto: FísicaNaVeia
Nos últimos dias já era possível ver duas estrelas próximas brilhando muito forte, isoladas no céu.
Mas na noite desta terca-feira, 30 de junho, o espetáculo será ainda maior.
Vênus e Júpiter vão aparecer bem próximos, numa distância mínima.
E o mais bacana: dá para ver tudo a olho nu. 

O melhor horário para ver o "encontro" de Vênus e Júpiter será entre 18 e 20 h, mas o espetáculo vai rolar noite à dentro.

Se o tempo estiver bom, e o céu limpo na região onde você mora, será fácil encontrar os astros no céu, porque o brilho é bem mais intenso do que o das outras estrelas.

Para onde olhar
Perto das 18h, procure um local de onde possa ver o horizonte oeste, onde o Sol se põe. O céu já estará escurecendo. Espere o Sol se esconder.
Um pouco à direita da posição onde o Sol se escondeu, acima do horizonte, vai aparecer o primeiro pontinho bem brilhante. É Vênus.
Em cerca de 10 minutos depois de Vênus você já deve começar a ver Júpiter, o segundo pontinho brotando no céu. Ele estará ligeiramente acima de Vênus, mais ou menos como na foto acima.

O site Física Na Veia vem acompanhando o fenômenos há alguns dias e fez a foto acima na cidade, São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Com informações do FísicaNaVeia 

Alemanha oferece bolsa de estudos para brasileiros

A Alemanha está com oportunidades de bolsa de estudos para alunos internacionais da graduação e pós-graduação. Com uma bolsa mensal de $ 750 euros, cerca de R$ 2.612 reais, o programa também custeia a passagem aérea e o seguro-saúde dos estudantes aprovados no programa. Algumas das opções também oferecem curso preparatório de Alemão. Os alunos de graduação podem optar por bolsas nas áreas de Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema, Dança, Design e Música. Segundo o site Infomoney, os cursos de mestrado e doutorado contam com duas opções de bolsas. Uma delas é na área de Políticas Públicas e Boa Governança, direcionadas para candidatos graduados nos cursos de ciências sociais e políticas, direito, economia, administração pública e outras carreiras relacionadas. É exigido um mínimo de dois anos de experiência na área e rendimento acadêmico acima da média. As exigências linguísticas variam de acordo com o curso. A segunda opção é para a área de desenvolvimento sustentável. Os benefícios e as exigências são iguais ao de Políticas Públicas. Os interessados podem se inscrever no site do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Atenção - os prazos variam de acordo com a instituição e o programa escolhido pelo candidato. (Correio)

"Sou um ladrão arrependido", diz homem ao se entregar à PM

Um caso inusitado aconteceu na Cidade de Aiuaba/Ceará. 
O homem identificado por Marciano Leite Sobreira chegou por volta das seis (06) horas da manhã na sede do Destacamento da Polícia Militar daquela Cidade transportando no ombro uma caixa de som amplificada e no portão de entrada do prédio já foi logo dizendo: "Sargento Bandeira eu vim me entregar, não precisa mais ir atrás de mim... sou um ladrão arrependido".

Marciano estava sob investigação da Polícia por ser suspeito de haver nos dias 08 e 09 deste mês, praticado um roubo (assalto) com emprego de arma branca (faca) e ameaças de morte na casa de um casal de idosos na zona Rural de Aiuaba, de onde foi levado a dita caixa de som e um aparelho celular e também de um furto qualificado em uma residencia na Serra dos Bois em Aiuaba. 

Marciano fez questão que a Polícia gravasse um vídeo onde ele confessa espontaneamente os crimes de furto e roubo e ainda delatou o nome de seu comparsa e disse ser usuário de drogas, Marciano disse que costumava beijar a testa de suas vítimas no momento dos assaltos. 

O fato inusitado foi comunicado à 14a Delegacia de Polícia Civil de Tauá para a adoção das medidas pertinentes ao caso. Fonte: Plantão Policial do Ceará

Após morte de Cristiano Araújo, tia fala de briga entre pai e empresário do cantor

Cristiano Araújo passava boa parte do tempo na estrada ou no ar, indo de uma cidade para a outra para fazer seus shows. Mas, apesar de conviver tão intensamente com essa rotina de viagens, ele nunca se sentiu tão seguro. Em conversa com o EGO na manhã desta terça-feira, 30, Divina de Mello, tia do sertanejo, contou que ele sempre se preocupou com a possibilidade de sofrer um acidente e reclamava da correria. "O Cristiano tinha medo de morrer em um acidente, falava nisso se preocupando com os filhos. Reclamava que estava exausto, muito cansado mesmo, nas mensagens que mandava para a mãe. Mas não tinha como deixar de trabalhar, né? O problema é que os empresários só visam o lucro. Veem o cantor como uma máquina de fazer dinheiro, não como um ser humano. Eles tinham muita ganância. Esse carro que ele usava para viajar, por exemplo, tinha que passar sempre por revisão, pelo menos de 15 em 15 dias. Mas isso não era feito. Eles só querem sugar", criticou. Victor Leonardo, empresário que estava com Cristiano no momento do acidente, foi o principal alvo das críticas de Divina. Ela revelou que ele e o pai do cantor, João Reis, já tiveram um desentendimento após a morte do rapaz. A afirmação foi feita quando questionada sobre o estado emocional de João, que mal conseguia ficar de pé durante o sepultamento do filho. "Conformado o João ainda não está. Mas ele está tendo que ter força para agir e resolver algumas coisas.

Avião que caiu na Indonésia tinha 113 passageiros; 'Não há sobreviventes'

Foto: Reprodução / BBC
O comandante da Força Aérea da Indonésia, Agus Supriatna, disse que o avião do Exército do país, que caiu nesta terça-feira (30) na cidade de Medan, estava com 113 pessoas a bordo. Ele informou que não há sobreviventes. O Hercules C-130 estava com 101 passageiros e 12 tripulantes a bordo, quando caiu em uma área residencial e se incendiou, disse Supriatna. Além dos 113 ocupantes, pelo menos três pessoas que estavam na zona de impacto da aeronave morreram. Até o momento, 49 corpos foram transportados para um hospital local. Questionado sobre a possibilidade de haver sobreviventes, Supriatna foi categórico: “Não, não. Não há sobreviventes. Regressei agora do local”. O acidente aconteceu pouco após a decolagem, e a queda deixou vários edifícios em ruínas e automóveis em chamas em Medan, que tem 2 milhões de habitantes e fica na Ilha de Samatra. BN

8 Principios do Direito do Trabalho que todo trabalhador quer e deve conhecer

por Fernando Schmidt
Alguns princípios, por serem considerados de grande importância para o ordenamento jurídico, são legislados. Outros, menos relevantes e que constituem a maioria deles, são meros modelos doutrinários. A inserção desses princípios no ordenamento jurídico, a ponto de adquirirem força coercitiva, pode acontecer por meio do processo legislativo, mas, com maior freqüência, ocorre pela atividade jurisdicional.
  1. O princípio da proteção ao trabalhador é responsável pela proteção da parte mais fraca da relação de trabalho, o trabalhador.
  2. O princípio in dubio pro operário, quando, na dúvida, se deve aplicar a regra trabalhista que mais beneficiar o trabalhador.
  3. O princípio da norma mais favorável - A interpretação das normas do direito do trabalho sempre será em favor do empregado e as vantagens que já tiverem sido conquistadas pelo empregado não mais podem ser modificadas para pior.
  4. O princípio da irrenunciabilidade dos direitos - Os direitos do trabalhador são irrenunciáveis, ou seja, ele não pode abrir mão de direitos que são seus de acordo com as leis trabalhistas. Não se admite que o trabalhador renuncie a direitos trabalhistas. Se ocorrer, não terá validade alguma esse ato. A renúncia a qualquer direito trabalhista é nula, e serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos do direito do trabalho.
  5. O princípio de que toda tentativa de fraudar o direito do trabalho será nula - A justiça trabalhista não admite fraude e não reconhece os atos praticados que estejam em desacordo com o direito do trabalho. É como se esses atos simulados não houvessem existido.
  6. Princípio da continuidade da relação de emprego. - O contrato de trabalho terá validade por tempo indeterminado. O ônus de provar o término do contrato de trabalho é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.
  7. Princípio da intangibilidade salarial - É proibido ao empregador efetuar descontos no salário do empregado. Este princípio visa proteger o salário do trabalhador, é o princípio da irredutibilidade do salário.
  8. O princípio da primazia da realidade - Vale a realidade dos fatos e não o que tiver sido escrito, ou seja, mais vale o que o empregado conseguir provar na justiça do trabalho, e as testemunhas são uma parte importante desse processo perante a justiça trabalhista, do que os documentos apresentados pelo empregador.
Fernando Schmidt  - Formado pela Faculdade de Direito da USP, é advogado trabalhista em São Paulo 

Morre Dr. Carlos Pontes, irmão do radialista Roberto de Souza

Morreu durante a madrugada na capital do estado, Dr. Carlos Pontes, irmão do radialista e ex vereador Roberto de Souza, Saulo Pontes, diretor do Derba e filho do juiz Paulo de Souza. Ex diretor da Embasa, Dr. Carlos estava internado desde dezembro do ano passado, lutando contra um câncer, no Hospital São Rafael, em Salvador. O corpo será velado no Saf, em Itabuna, a partir das 15 horas de hoje (30). O horário de sepultamento ainda não foi informado, mas será nesta quarta feira (1º) no Cemitério Campo Santo. Por Robério Menezes Cunha

Sebrae abre vagas para recém-formados: R$ 4 mil

Foto: Shutterstock.com
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa - Oportunidade para recém-formados, que estão precisando de emprego.
O Sebrae no DF está com inscrições abertas para 20 carreiras, no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).
O principal é o salário: R$ 4 mil reais. O Trabalho de extensão universitária remunerado tem parceria com o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
São 67 vagas para inicio imediato e 28 para cadastro reserva, totalizando 95.

As vagas
Administração de Empresas, 
Arquitetura, 
Ciências Contábeis, 
Ciências da Computação, 
Ciências Econômicas, 
Comércio Exterior, 

Blindagem a Xuxa causa estranheza e revolta na Record

Colunas - Flavio Ricco
Xuxa chega à Record; 
5.mar.2015 - Marcelo Silva, vice-presidente da Record, anuncia Xuxa como nova contratada da emissora / Leia mais Manuela Scarpa/Photo Rio News

A direção da Record está com tanta coisinha em torno da Xuxa, proibindo isso e proibindo aquilo, que mesmo sem ter esta intenção, acabou por tornar o ambiente bem desfavorável para a sua nova contratada.

Tudo que diz respeito ao seu nome, diferentemente de todos os outros, tem que passar pela avaliação direta do número um, Marcelo Silva. Cabe a ele e somente a ele, no caso dela, determinar aquilo que pode e aquilo que não pode, o que termina por caracterizar uma situação de total desequilíbrio e desigualdade em relação aos demais.

Xuxa, sem querer e mesmo sem ter esse desejo, teve sua presença elevada a de estrela principal da casa. Com os privilégios decorrentes, claro, mas também com todos os ônus que isso significa.

A menos de dois meses para a sua estreia, o ideal seria unir forças em torno. Tornar o ambiente mais favorável para a sua chegada e tirar proveito disso. Mas lamentavelmente, pelo que se observa, está tudo funcionando de maneira oposta.

Um quadro
E no programa da Xuxa que vem aí, um quadro deve ser o "Só para maiores", com esse nome ou algum parecido, e irá falar abertamente sobre sexo.
A ideia é promover um bate-papo descontraído sobre o assunto, com perguntas da plateia e do público em geral pelas redes sociais.

O que nos leva a concluir...
Que o Serginho Groisman e o seu "Altas Horas", além da sexóloga Laura Muller, estão fazendo escola.
Mas tudo certo. Boas instruções sobre o assunto são sempre válidas e importantes.

Marido mudou de sexo, e elas continuam juntas há 49 anos

"Meu marido se assumir transgênero salvou nosso casamento", diz americana
Do UOL, em São Paulo*Reprodução/Facebook
Angela (à esquerda) e Jonni Pettit com as netas durante um Natal em família

Em 1965, David Pettit foi apresentado à Joni, filha de seu comandante na Força Aérea norte-americana. A paixão foi tão arrebatadora que os dois se casaram seis meses após o primeiro encontro. Após quase duas décadas juntos, um segredo mudou completamente a vida da família constituída por David, a mulher e a filha, Audra: ele se assumiu transgênero e salvou o casamento. O casal contou a história ao site americano "Good Housekeeping", 

"Uma noite, depois do jantar, em lágrimas, ele finalmente contou que, desde os três anos, sentia-se diferente dos meninos da sua idade. Confessou que precisava se vestir como mulher", disse Jonni ao "Good Housekeeping". 

Arquivo pessoal
Casamento de David e Jonnie, em 1966
O desabafo aconteceu após a aposentadoria de Angela, nome adotado legalmente por David, em 1999. No início, Jonni ficou chocada com a informação, mas seu amor pelo marido lhe deu coragem para encontrar uma maneira de fazer o casamento continuar.

"À medida que entendi que David realmente precisava ser uma mulher, senti que poderíamos seguir em frente porque queria ter a pessoa que amo comigo", disse Jonni ao site americano. "Depois que ele começou a tomar os hormônios, voltou a ser quem era antes, risonho e tudo ficou bem."

Dilma deve anunciar plano para zerar desmatamento ilegal

do BOL, em São Paulo/Kena Betancur/AFP
29.jun.2015 - A presidente Dilma Rousseff
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, Dilma Rousseff deve anunciar nesta terça (30) na Casa Branca, após seu encontro com o presidente Barack Obama, que o Brasil reduzirá a zero o desmatamento ilegal em seu território até 2025.

A medida foi decidida na última hora para produzir uma agenda positiva em sua visita oficial aos EUA. Ambientalistas estimam que a maior parte do desmatamento que ocorre no Brasil seja ilegal.

O anúncio, considerado um grande avanço pelo governo, faria cumprir no prazo de dez anos a atual legislação e deixaria o país em patamar próximo ao dos que assinaram, em 2014, a Declaração de Florestas de Nova York, com o compromisso de acabar com todo tipo de desmatamento até 2030.

Após a reunião no Salão Oval, Dilma proporá também metas específicas de manejo sustentável, reflorestamento e uso de energia renovável.

Em entrevista a jornalistas em Washington, o chanceler Mauro Vieira afirmou que "a declaração (dos presidentes) terá números e metas. (Com informações do jornal Folha de S.Paulo)

Homicídio é a principal causa de mortes de jovens de 16 e 17 anos, diz estudo

Estudioso da violência no Brasil, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz aponta a redução da maioridade penal como fator capaz de "duplicar ou triplicar" o crescimento do número de homicídios de jovens no país. Estudo feito pelo pesquisador divulgado nesta segunda-feira (29), pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais aponta que o homicídio é a principal causa de mortes de adolescentes de 16 e 17 anos. Caso a proposta de redução da maioridade seja aprovada no Congresso, jovens desta faixa etária serão tratados como adultos quando cometerem determinados tipos de crime. http://noticias.bol.uol.com.br

"Todas as prisões estão dominadas pelo crime. Para sobreviver, o jovem vai aderir a uma das organizações criminosas e sai pós-graduado em criminalidade. Com nossos níveis de violência e a diminuição da idade penal, seremos o primeiro do mundo. Não vai precisar construir presídios, mas necrotérios", diz Waiselfisz, em alusão ao ranking de 85 países em que o Brasil ocupa o terceiro lugar, quando comparada a taxa de homicídios de adolescentes de 15 a 19 anos. O país fica atrás apenas de México e El Salvador.

De acordo com o "Mapa da Violência: Adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil", dos 8.153 jovens nesta faixa de idade que morreram em 2013, 3.739 (46%) foram vítimas de homicídio, uma média de 10,3 adolescentes por dia. Em 2012, foram assassinados 3.627 destas idades. Neste ano, segundo projeção de Waiselfisz, este número chegará a 3.816.

Forças Armadas deixam Maré, no RJ, após mortes e tiroteios

Gustavo Maia*Do UOL, no Rio
Ocupação do Complexo da Maré, no Rio
19.jun.2015 - Homens da Força de Pacificação das Forças Armadas, que vai deixar o complexo de favelas da Maré no dia 30 de junho, patrulham terreno na comunidade Vila dos Pinheiros, na zona norte do Rio de Janeiro* Fábio Teixeira/UOL

Em um ano e três meses de ocupação, que termina nesta terça-feira (30), com a transferência do patrulhamento para a Polícia Militar, mais de 23 mil militares das Forças Armadas atuaram no complexo de favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. Dentro de uma das regiões mais violentas da cidade, alvo de disputas entre facções criminosas rivais, eles integraram a chamada Força de Pacificação, com poder de polícia.

Neste período, no entanto, a paz se limitou ao nome dado ao conjunto de tropas, trocadas a cada dois meses. Casos de violência, tiroteios, agressões de militares contra civis e mortes se acumularam nas comunidades, levando moradores a afirmar na última semana que a operação das Forças Armadas falhou.

Durante os 15 meses, foram registradas oito mortes violentas nas 15 comunidades da Maré ocupadas pelos militares. Uma delas foi a do sargento Michel Augusto Mikami, em novembro do ano passado, durante um patrulhamento na Vila dos Pinheiros. As outras sete vítimas eram moradores do complexo. Não foi informado quantas delas estavam envolvidas com o crime.

Segundo a Força de Pacificação, 27 integrantes das Forças Armadas foram feridos a balas em ações de confronto com criminosos, sem gravidade. Na noite do último dia 17, três deles foram alvejados em uma troca de tiros que resultou na morte de um morador da Vila dos Pinheiros. Vanderlei Conceição de Albuquerque, 35, estava dentro de casa quando foi atingido por uma bala perdida. mais em: http://zip.net/bmrwcm

Crianças em zonas de conflito precisam de US$2,3 bilhões para ir à escola

As 34 milhões de crianças que estão fora da escola em países afetados por conflitos precisam de 2,3 bilhões de dólares para que consigam ser escolarizadas, dez vezes o total que recebem atualmente em ajuda para a educação, disse a agência de educação das Nações Unidas, a Unesco, nesta segunda-feira. http://180graus.com

"Voltar para a escola pode ser a única centelha de esperança e de normalidade para muitas crianças e jovens em países mergulhados em crises", disse a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. "A educação deve ser vista como parte da primeira resposta quando a crise bate."

A meta sugerida em vigor desde 2011 é que 4 por cento da ajuda humanitária seja direcionada para a educação, mas a educação no ano passado recebeu apenas 2 por cento do valor total, de acordo com um comunicado da Unesco.

"As metas atuais são imensamente insuficiente e desviam a atenção das verdadeiras necessidades das crianças e jovens em suas regiões", afirmou Aaron Benavot, diretor para o Relatório de Monitoramento Global (RMG), na Unesco.

Crescimento do turismo sexual no Brasil vira notícia internacional

A sensualidade das mulheres brasileiras costuma aparecer com frequência nas listas dos principais estereótipos relacionados ao país no resto do mundo. Mesmo que muitos vejam isso com um olhar “simpático'' em relação ao Brasil, uma reportagem da rede de notícias France Presse divulgada desde o fim de semana em veículos de imprensa em inglês, francês e espanhol destaca o problema do crescimento do turismo sexual no país, que é fortemente ligado a este clichê a respeito do país.

“Mais de 3 mil sites vendem turismo sexual no Brasil'', diz a reportagem, mencionando um estudo divulgado no país pelo jornal “O Globo''. “A situação piorou com grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014?, diz.

À medida que o Brasil ganha mais destaque no resto do mundo, cresce a visibilidade do estereótipo da sensualidade, que acaba impulsionando, ainda que indiretamente, o turismo sexual. Segundo a reportagem, 3.350 novos sites em diferentes idiomas promovem o turismo sexual no país, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro e Fortaleza.

Por mais que seja importante dar atenção ao problema do turismo sexual, a reportagem da agência internacional parece perder uma oportunidade de ressaltar para leitores internacionais o lado mais negativo deste tipo de turismo, e o fato de que o país tenta quebrar este tipo de atividade. O texto até menciona que o governo fechou muitos dos sites com este tipo de promoção, mas não deixa clara a tentativa de mudar a mentalidade de estrangeiros que viajam para o Brasil com este objetivo.

Ao focar apenas nos números (ainda que assustadores) faltou deixar claro para os estrangeiros que, mesmo que o Brasil esteja interessado em aumentar o fluxo de turistas de todo o mundo, o turismo sexual é algo que precisa ser combatido com seriedade. Fonte: Com informações do UOL

Famílias vítimas de desastres naturais poderão solicitar a 'bolsa-enchente'

Famílias vitimadas por desastres naturais poderão receber auxílio financeiro da União, a fim de que possam comprar cestas básicas, medicamentos e produtos de higiene e limpeza durante os períodos de calamidade pública. A matéria tem sido chamada de "bolsa-enchente". O crédito será feito no Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), criado em 2011 para garantir agilidade no repasse de recursos do governo para as regiões em situação de emergência. Audiências Constam da pauta também dois requerimentos para a realização de audiências públicas... Leia Mais

CAIRÚ-BA: Município é eleito como 3º melhor administrado do estado

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) sobre o novo Índice de Gestão Fiscal aponta Cairu como o terceiro município com a melhor gestão fiscal do estado. Situado no Baixo Sul, o município ficou na 430º colocação no ranking nacional, atrás apenas de Camaçari, eleita a primeira cidade baiana na 107ª colocação, em seguida Mata de São João (344º). 

Atualmente o município é governado pelo prefeito Fernando Brito (PMDB). Em entrevista ao portal LK Comunicação, o gestor comemora o resultado e afirma que vai continuar trabalhando pelo sucesso da cidade. "Estou feliz com o resultado. O mérito está na eficácia administração do governo. Nos preocupamos muito com o cumprimento dos impostos e com os recursos que temos para honramos com as obrigações do município”, declara o prefeito. A gestão fiscal é avaliada através de dois principais indicadores – o cumprimento da Lei de 

Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000) e os investimentos feitos pelas prefeituras. A pesquisa avaliou 5.243 municípios com intuito de analisar a gestão das cidades baseado nas receitas, despesas, custo da dívida de longo prazo, liquidez e investimentos.

Mortos por calor no Paquistão passam de 1.200


Autoridades do Paquistão afirmaram neste sábado que ao menos 1.240 pessoas morreram por causa da onda de calor que atinge o sul do país desde a semana passada. O governo declarou estado de emergência e mobilizou o Exército na província de Sindh, localizada no sul, onde as temperaturas chegaram a 45 graus Celsius.

A maioria das vítimas do calor intenso é formada por pessoas com mais de 60 anos ou que trabalham ao ar livre. Mais de 65 mil pacientes foram tratados por causa de insolação por médicos em hospitais da capital da província de Sindh, Karachi, desde 20 de junho.

O diretor de operações, Nazar Mohammad Bozdar, afirmou que 1.923 pacientes com males relacionados ao calor ainda estão sendo tratados. "O governo respondeu rapidamente tomando providências para o tratamento das pessoas com insolação e a situação está melhor agora", afirmou.

Karachi, com 20 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa do Paquistão. A região sofre com interrupção de energia elétrica e muitos moradores passam as noites ao ar livre. A onda de calor ocorre ao mesmo tempo do período sagrado do Ramadã, em que os fiéis muçulmanos realizam jejum entre o nascer e o pôr do sol. Foto: Reuters * Fonte: Deutsche Welle

Segunda etapa do Fies terá número de vagas menor e juros mais altos

O governo divulgou as novas regras para a segunda etapa do Fies - o programa de financiamento estudantil. Os juros estão mais altos e o número de vagas é menor. Nada é tão difícil que não possa piorar. Como dificuldade pouca é bobagem, além disso, os juros estão mais altos, só vai poder pegar o financiamento quem tiver renda familiar de até dois salários mínimos e meio, e não mais 20 salários, e o Fies ainda vai priorizar alguns cursos... Leia Mais

MA: Ex-prefeito Castelo é condenado a devolver R$ 115 milhões

João Castelo atualmente é deputado federal do MA (Foto: Biné Morais/O Estado)
A juíza titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís Luzia Madeiro Neponucena condenou o ex-prefeito da capital e atual deputado federal João Castelo (PSDB) à perda da função pública e dos bens e ao ressarcimento de R$ 115,1 milhões aos cofres públicos por "improbidade administrativa". A informação foi divulgada na última quarta-feira, (20), pela assessoria da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA).
De acordo com a corregedoria, a senteça também determina que o condenado tenha os direitos políticos suspensos por pelo menos oito anos, pague multa e seja proibido de contratar com o poder público pelo prazo de oito anos.
O processo também condenou o ex-secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de São Luís Cláudio Castelo de Carvalho; os sócios da empresa Pavetec Construções Gustavo José Melo Fonseca e Daniel França dos Santos. Eles receberam as mesmas penas aplicadas ao ex-prefeito João Castelo, com exceção da perda da função pública, já que não ocupam cargo público. por Alef Leal dos Reis

BARREIRAS-BA: Mulher é presa ao tentar entregar creme dental com maconha a preso em delegacia

Uma mulher foi presa em flagrante por policiais civis de Barreiras, tentando entrar com maconha no complexo policial. Os policiais revistarem o material levado pela mulher, quando encontraram maconha escondida dentro de um tubo de creme dental. A detida tentou enganar os agentes dizendo que levava uma encomenda da sua avó para um preso conhecido. Informações do blog Sigi Vilares.

Assessoria enganou Dilma com falsos números

Cláudio Humberto: 
Um bando de medrosos e uma má gestora inventaram a economia de fantasia no Brasil. A área econômica do governo enganou Dilma sobre contas públicas em 2014, segundo fonte graduada do Planalto, criando a “magia” de duplicar números. Usavam a mesma fonte de receita para dois cálculos diferentes e sequenciais, mas, ao ser usada no primeiro, a mesma receita não poderia aparecer no segundo cálculo. Mas apareceu e deu a percepção de mais fontes de receita do que existem.

BALÃO MÁGICO
“Eles mentem e ela acredita”, diz o assessor, dando nomes aos bois: Ministério da Fazenda, Secretaria do Tesouro e Banco Central.

Prefeitos têm até hoje para entregarem Plano de Ação de Assistência Social

Os gestores e conselheiros da assistência social devem preencher até está terça-feira (30) o Plano de Ação 2015 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que dos 5.595 Municípios que recebem recursos federais para seus programas sociais, 3.429 estão com os planos concluídos e aprovados, mas 1.091 prefeituras ainda não fizeram o preenchimento dos dados. 

Outras 1.075 administrações municipais, apesar dos gestores terem preenchido o plano, ainda não obtiveram a aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Famílias por trás de empreiteiras da Lava Jato somam fortuna de R$ 53 bilhões

Quando ordenou a prisão preventiva dos dois principais executivos das maiores empreiteiras do Brasil na semana passada, o juiz federal Sérgio Moro disse que agia para preservar a sétima maior economia do mundo. Fonte: Uol

Moro afirmou que tentava estancar um suposto esquema de cartel à base de propinas organizado pelas empresas controladas por algumas das famílias mais ricas e poderosas do país. Sua escolha: suspensão imediata dos contratos das empresas com o poder público ou prender os altos executivos que as administram. 

"Trata-se aqui de empresas que, por sua dimensão econômica, com patrimônio de bilhões de dólares, têm relevante papel na economia brasileira", disse Moro, na semana passada. "Até razoável, no contexto, discutir a sobrevivência das empresas através de mecanismos de leniência para preservar a economia e empregos". 

A necessidade de conter a corrupção e, ao mesmo tempo, manter as grandes empreiteiras intactas se tornou uma espécie de mantra entre as autoridades do país, e isso inclui a presidente Dilma Rousseff, que disse em um discurso, em janeiro, que "as pessoas que foram culpadas é que têm que ser punidas, não as empresas". 

A proibição de novos contratos, disse Moro na ordem de prisão divulgada em 19 de junho, causaria "efeitos colaterais danosos" em uma economia que já enfrenta a pior contração em 25 anos. 

A investigação envolveu empresas controladas por seis das famílias mais ricas do Brasil --Odebrecht, Andrade, Gutierrez, Camargo, Queiroz Galvão e Mata Pires--, que comandam fortunas combinadas avaliadas em mais de US$ 17 bilhões (cerca de R$ 53,2 bilhões), segundo o Bloomberg Billionaires Index. 

"Assim, elas (as empreiteiras) hoje são uma peça muito importante --talvez decisiva-- no funcionamento da economia e da política brasileira", disse Pedro Campos, professor de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Prisão preventiva
A polícia colocou Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo, da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, respectivamente, sob prisão preventiva, em 19 de junho, como parte de uma operação federal coordenada envolvendo 220 agentes policiais em quatro Estados. A medida permitiu que os policiais detivessem os executivos sem acusá-los em prol do interesse de impedir a continuidade das atividades criminais, disse Moro.

Ministros não justificam doações e inventam desculpas

  • Tentando diminuir o impacto da delação premiada que deixou tonta a cúpula do Governo, a presidente Dilma Rousseff escalou três ministros para defesa dela em relação à acusação de que sua campanha eleitoral teve parte das doações vindas de propinas de desvios dos cofres da Petrobras. Tudo isso porque a possibilidade de impeachment ficou bastante evidente;
  • Como se fossem bichinhos amestrados, os ministros e mais o presidente do PT, Rui Falcão, dão a mesma explicação: as doações foram legais e aprovadas pela Justiça Eleitoral. Sendo assim, não haveria razão para se acusar a campanha de reeleição de Dilma de ter se utilizado de dinheiro ilícito para suas despesas;
  • Isso é puro jogo para a arquibancada. O julgamento das contas de campanha é apenas sobre a contabilidade dos gastos. A Justiça Eleitoral analisa apenas o que foi previamente declarado com as despesas efetuadas. É uma mera auditoria. A origem do dinheiro não é da alçada dela. O candidato tem apenas que gastar o dinheiro dentro dos parâmetros da legislação eleitoral;
  • Outra preocupação dos petistas é afirmar que houve doações a políticos da oposição. E daí? Qual deles tinha influência para conseguir bons contratos para a empresa doadora junto à Petrobras? Aceitar ajuda financeira foi no mínimo anti-ético. Na verdade, tudo demonstra com bastante clareza que o Governo sente que pode estar entrando numa fase complicada e perigosa. por Airton Leitão

ONU estima que 1,5 bilhão de pessoas ainda vivem sem energia elétrica

Foto: Reprodução
O Ano Internacional da Luz, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar os governos do mundo para um fato grave, será comemorado ao longo de 2015. De acordo com a ONU, apesar de todos os avanços científicos da humanidade, 1,5 bilhão de pessoas ainda vivem sem energia elétrica no mundo. Os desdobramentos do problema são muitos, entre eles a impossibilidade de estudar à noite, dificuldade de acesso à informação, desperdício de comida por falta de geladeira e insegurança. Segundo a Unesco, a prática cultural no continente africano de usar querosene como combustível para lamparinas mata 1,5 milhões de pessoas por ano e é uma das principais causas de problemas respiratórios em milhões de moradores da região. No Brasil, há 12 anos o governo tenta universalizar o acesso à energia elétrica por meio do programa Luz para Todos. Entretanto, boa parte da população continua sem luz. Segundo o diretor do programa, Aurélio Pavão, do Ministério de Minas e Energia, cerca de 190 mil famílias brasileiras ainda vivem sem energia, a maior parte na zona rural. Para o diretor, o avanço foi significativo desde 2002, quando o ministério estimou que 10 milhões de pessoas, cerca de 2 milhões de moradias, não tinham luz no país. “Em maio de 2009, o programa cumpriu a meta dos 10 milhões. À medida que avançamos, identificamos novas famílias e novos domicílios no meio rural que também precisavam de energia. O programa já levou energia a 15,5 milhões de pessoas”, esclareceu Pavão. As informações são da Agência Brasil.

Pais rejeitam bebê com doença rara por causa da aparência

ÍNDIA - Uma bebê portadora de uma doença rara que deixa a sua pele com um aspecto enrugado foi abandonada pelos pais, na Índia. De acordo com o jornal “Mirror”, a recém-nascida pesa apenas 700 gramas. Ela teve que ser alimentada pelo avô, o lavrador, Dilip Dode, de 50 anos, com a ajuda de uma colher por duas semanas.

Ainda conforme a publicação, a menina chegou ao hospital Wadia, na cidade de Mumbai, a 138 quilômetros da vila onde nasceu, desidratada e muito doente. O bebê, que ainda não tem nome, nasceu com sete meses de gestação e, segundo os médicos que a atenderam, sua aparência pode ser causada por um uma anomalia genética ainda não identificada. O tratamento foi integralmente doado pelo hospital, onde ela deve passar muitos meses, segundo a diretora, a médica Minnie Bodhanwala.

Ao jornal “Mirror”, o avô disse que os pais da menina ficaram horrorizados quando a viram, pois esperavam um bebê saudável, assim como a filha mais velha, Payal, de três anos.“Durante a gravidez, meu filho levou a esposa a consultas regulares no posto de saúde da nossa cidade, mas os médicos nunca disseram que havia algo errado com o bebê”, declarou.

ITABUNA-BA: Lançamento do Interbairros 2015 acontece dia 7 de julho

Morte de presidente dos bugueiros é encomendada por R$ 3 mil no Ceará

Beto em pé ao centro disse estar sendo ameaçado de morte: Foto: ABCQ
CE - O presidente da Associação dos Bugueiros de Canoa Quebrada, Beto Andrade, em entrevista à Rádio Verdes Mares, relevou que vem sofrendo ameaças de morte por motoristas não regularizados junto à Prefeitura de Aracati. “Há uma semana estou sendo ameaçado por um grupo de bugueiros clandestinos e minha vida corre risco. Eu temo muito pela minha vida”, disse.

Hoje, há 66 profissionais trabalhando regularmente, enquanto 15 motoristas burlam a fiscalização para transportar turistas. “São pessoas que ‘tão por tudo’ por uma vaga de bugue e eles querem de fina força fazer passeio, arriscando a vida do turista”, comentou Beto Andrade. O presidente da associação tomou conhecimento inclusive do valor oferecido para o crime. “Eles tinham pago uma pessoa no valor de 3 mil reais para matar a mim e ao guarda municipal Braga.”

Diante das ameaças, desabafou sobre o clima de temor na região. “Tá todo mundo apreensivo com isso. Tá se tornando um problema da comunidade. Todo mundo chateado. Canoa não aceita esse tipo de coisa, não existe isso em Canoa”, disse. Fonte: http://www.verdinha.com.br/ Por Evandro Nogueira Rádio Verdes Mares , programa Microfone Aberto

Chile supera Peru e vai à final da Copa América; vitória foi por 2 a

O Chile repetiu o que já havia feito até aqui. No ataque, mostrou qualidade, belas trocas de passe e gols. Na defesa, problemas pelo alto e certa fragilidade. Contra o bravo Peru de Paolo Guerrero, porém, funcionou, ainda que a arbitragem tenha dado uma força. Apesar da boa atuação do agora atacante flamenguista, o time da casa aproveitou a superioridade numérica desde os 20 minutos do primeiro tempo, venceu por 2 a 1 e está na final da Copa América.

Será a chance de um título inédito, que coroaria a geração de Vidal, Sánchez, Vargas, Aranguiz e Valdivia, de novo protagonista ao roubar de Guerrero a bola que originou o gol da vitória. Na decisão, marcada para o próximo sábado, o Chile enfrentará Argentina ou Paraguai, que disputam nesta terça a outra semifinal.

A esperada vaga coroa uma campanha elogiável, com gols e atuações convincentes dos comandados de Jorge Sampaoli, que já haviam se destacado na Copa do Mundo do ano passado. Neste contexto, a atuação do Peru só deixou a vaga ainda mais saborosa.

Apesar do erro no lance capital, Guerrero foi um dos destaques do jogo e manteve o Peru vivo até os minutos finais de um jogo aberto, interessante e emocionante. E tudo isso com dez em campo, já que Zambrano foi expulso muito cedo. Fonte: Com informações do UOL

Família de Cristiano Araújo vai processar clínica por danos morais

A família de Cristiano Araújo já está tomando providências sobre o vazamento das imagens que mostravam a preparação do corpo do sertanejo na Clínica Oeste, em Goiânia. A representante da família de Cristiano Araújo explicou também que caberá ao juiz decidir o valor da indenização, de acordo com a gravidade e as circunstâncias do caso, assim como a comprovação da extensão do dano causado... Leia Mais

30 DE JUNHO

1520 - Os espanhóis são expulsos de Tenochtitlán.
1559 - O Rei Henrique II de França é seriamente ferido durante uma justacontra Gabriel de Montgomery.
1758 - Guerra dos Sete Anos: Começa a Batalha de Domstadtl.
1793 - Inauguração do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa
1847 - Assinatura da Convenção de Gramido.
1860 - Ocorre o mais famoso debate sobre a Teoria da Evolução, naUniversidade de Oxford, entre Thomas Henry Huxley, o "buldogue de Darwin", e o bispo Samuel Wilberforce.
1908 - Uma explosão, provavelmente causada pela queda de um meteorito na Sibéria, provocou tremores até o centro da Europa. É o evento de Tunguska.
1913 - A Sérvia e a Grécia se unem contra a Bulgária provocando a segunda Guerra Balcânica.
1934 - Na Noite das Facas Longas, Adolf Hitler manda matar vários membros do Partido Nazista, identificados por ele como possíveis inimigos no futuro.
1936 - O Imperador Haile Selassie da Etiópia pede ajuda à Liga de Nações contra a invasão de Mussolini.