> TABOCAS NOTICIAS : Vereador agride colega com microfone durante sessão

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Vereador agride colega com microfone durante sessão

Aliny Gama*Do UOL, em Maceió
Uma discussão entre vereadores na Câmara de Buritis (RO), localizada no Vale do Jamari, acabou em agressão nessa segunda-feira (17). Durante a sessão, o vereador Adalton César Catrinque (PR) jogou o microfone no colega José Borges (PMDB), depois que ele o chamou de covarde durante discurso na tribuna.

As agressões foram filmadas. No vídeo, Borges aparece na tribuna discursando sobre arquivamento da denúncia de cassação contra o prefeito Antônio Correa de Lima (PMDB), feito pela Câmara na semana passada, e diz que o vereador é covarde.

"É muito fácil. Vou assumir a responsabilidade para fazer [reabrir o processo de cassação contra o prefeito], mas vossa excelência é covarde", disse

Em seguida, Catrinque, que está do lado oposto, pega o microfone da mesa e arremessa contra Borges.

Após jogar o microfone, Catrinque foi retirado do local pela Polícia Militar. Segundo a Câmara, ele não chegou a ser detido e, depois que se acalmou, voltou ao plenário.

A confusão foi vaiada pelo público que estava nas galerias da câmara acompanhando a sessão.

Durante a sessão também ocorreu outro tumulto. Grupo de moradores de Buritis protestou contra a decisão da câmara em arquivar a denúncia de cassação contra o prefeito e seis vereadores.

Eles foram denunciados pelo MPE (Ministério Público Estadual) após a operação Perfídia, que descobriu suposto esquema de pagamentos da prefeitura a vereadores para aprovação de projetos e obras executadas pelas secretarias de Obras e de Educação, Cultura e Esporte.

Segundo o MPE, o esquema já teria desviado R$ 5 milhões dos cofres municipais entre 2013 e 2014.

O UOL entrou em contato com a Câmara de Vereadores de Buritis nesta terça-feira, mas os dois vereadores não estavam. A câmara informou que o gabinete de Catrinque estava fechado porque ele está sem assessor.

No gabinete de José Borges não havia ninguém porque hoje não é dia de sessão ordinária.

A câmara informou que não ia comentar sobre a briga entre os vereadores e afirmou que a mesa diretora vai aceitar uma nova denúncia de cassação contra o mandato do prefeito.

A reportagem entrou em contato com o prefeito, que negou o envolvimento no esquema. O prefeito disse ainda que nunca participou ou apoiou atos de corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário