> TABOCAS NOTICIAS : Tucano maltratado ganha bico impresso em 3D

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Tucano maltratado ganha bico impresso em 3D

Foto: BBC
A tucana Tiêta, que perdeu a parte de cima do bico por maus tratos de traficantes de animais, já se adaptou ao bico novo que ganhou feito em impressora 3D.
Ela usava a parte de baixo para jogar pedaços de mamão para o alto e engoli-los. Mas, a cada três pedacinhos lançados, só um caía em sua boca.
Agora os malabarismos acabaram e ela já consegue se alimentar normalmente.

“Nos primeiros três dias após a cirurgia tentamos dar frutas, mas ela não entendeu que já tinha um bico e não conseguia comer. Mas quando passei a usar iscas vivas, como larvas e baratinhas, ela pegou imediatamente”, diz Roched Seba, diretor do Instituto Vida Livre, que coordenou o projeto.

"Provavelmente ela havia comido isso quando estava em liberdade, então a memória de como usar o bico veio instintivamente", acrescenta.

O resgate
Tieta foi resgatada de uma feira de venda ilegal de animais silvestres no Rio de Janeiro em março.

Chegou ao centro de triagem do Ibama em uma caixa de papelão com outro tucano, bem maior do que ela. Estava magra, desnutrida e já sem parte do bico.

"Não sabemos se houve uma briga entre os tucanos, que foram mantidos em um espaço muito pequeno pelos traficantes, ou se foram eles mesmos que ocasionaram a perda do bico. Mas, de qualquer forma, ela foi vítima de maus tratos", diz a coordenadora do centro de triagem, Taciana Sherlock.

Taciana diz que nunca havia visto um animal vítima de tráfico chegar com um trauma tão grande.

Após se restabelecer no centro de triagem, a ave foi cedida pelo Ibama para o trabalho de reabilitação em maio. 
O bico foi implantado no dia 27 de julho. Com informações da BBC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário