> TABOCAS NOTICIAS : Prédio desaba inteiro, mas permanece intacto. Como isso foi possível? Descubra!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Prédio desaba inteiro, mas permanece intacto. Como isso foi possível? Descubra!

Em 2009, um prédio de 13 andares desabou em Xangai, na China.

O fato curioso foi a forma como ele caiu. Tombando para o lado, o prédio permaneceu inteiro, como se fosse uma árvore.

Edifícios de muitos andares são enormes e pesados. Dadas as circunstâncias, esperava-se que o número de mortos fosse enorme, em uma tragédia catastrófica (especialmente por um edifício alto ser capaz de abrigar um número maior de pessoas). Felizmente, o prédio foi desocupado antes do colapso, e o número de mortos foi menor do que, de fato, poderia ter sido.

Surpreendentemente, apenas uma pessoa morreu como resultado dessa tragédia. Mas essa não é a única coisa notável sobre a queda do edifício. Basta ver como ele caiu. O prédio parece ter sido cortado como uma árvore, caindo como tal, ficando intacto ao longo da construção e quebrado apenas na base.

Como isso pode ter acontecido? A resposta é bastante simples. Quando edifícios tombam, eles geralmente sofrem pressões enormes em termos de flexão. Quase invariavelmente, isso faz com que quebrem em pedaços. Obviamente, é muito difícil o edifício ficar perfeitamente reto em uma capotamento.
Em última análise, a pressão exercida sobre seções diferentes causou a ruptura. Tecnicamente, isso tem muito a ver com o momento angular, mas, mesmo sem ele, pode-se facilmente compreender que a parte de cima precisa se mover muito mais rapidamente do que a parte inferior. Em suma, enquanto cai, uma parte puxa a outra e é quebrada.

Então, por que esse edifício não quebrou? Por conta de sua fundação, que era menos resistente que o prédio. No momento da queda, não houve stress no corpo do prédio. Na época da queda, estavam sendo realizadas escavações para criar um subsolo. Adicione a isso o aumento das chuvas e o fato de que não havia um acúmulo de escavação no lado oposto. Foi a receita perfeita para o desastre.

Como se constata, o edifício em si era realmente resistente, mas os fundamentos não. Dois homens foram condenados à prisão perpétua por esse colapso. Os homens foram acusados de concussão, peculato de fundos corporativos e causadores de um acidente grave. Fonte: Fromquarkstoquasars Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário