> TABOCAS NOTICIAS : Para que serve aquele furinho na lateral das canetas BIC?

sábado, 22 de agosto de 2015

Para que serve aquele furinho na lateral das canetas BIC?

Muito famosas, as canetas BIC são vendidas pelo mundo todo. Sem dúvidas você também já usou alguma.

O criador da caneta esferográfica foi o jornalista húngaro László Bíró, que se cansou de usar o tinteiro para escrever seus textos. Para ele, era muito trabalhoso esperar até que a tinta secasse. Um dia, ele viu uma bola deslizar sobre uma poça d'água, marcando um caminho por onde passava. Com isso, chamou seu irmão, o químico György, para inventarem um produto similar.

Em 1938, os irmãos patentearam o modelo – que possuía uma bola na ponta, para rolar e dispensar a tinta. Após alguns anos a caneta ficou conhecida na Inglaterra e nos Estados Unidos e passou a ser comercializada.

Sobre os furinhos
Após alguns anos, na década de 1950, o francês Marcel Bich lançou a sua versão da caneta. Para batizar o produto, Marcel resolveu dar o seu próprio nome, criando a BIC Cristal.

Com o objetivo de controlar o fluxo, alterar a viscosidade e ressecamentos, Bich aplicou conhecimento da tecnologia suíça. Assim, nasceu o furinho, muitas vezes desconhecido, na lateral das canetas BIC.

Para quem não sabe, a função do furinho é equilibrar a pressão atmosférica de dentro e fora do objeto. De outro modo, não seria possível utilizá-la em lugares muito altos, como edifícios ou aviões.

A caneta ficou passou a ficar famosa a partir da Segunda Guerra, quando muitos soldados a utilizavam em grandes alturas.

Atualmente, 90% das canetas fabricadas possuem o tal furinho. Além disso, as canetas BIC também apresentam uma segunda abertura, mas na ponta da tampa. A intenção é evitar acidentes, como a asfixia de crianças, possibilitando a passagem do ar caso o objeto seja engolido. Fonte: BIC / The Guardian Foto: Reprodução / Sight Unseen / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário