> TABOCAS NOTICIAS : País proíbe matança de 200 mil animais em festival

domingo, 2 de agosto de 2015

País proíbe matança de 200 mil animais em festival

Foto: Gemunu Amarasinghe/AP
Autoridades do templo Nepal anunciaram que vão acabar com uma tradição secular hindu que sacrifica animais em massa durante um festival, que atrai centenas de milhares de adoradores.

2,5 milhões de adoradores sacrificaram 200.000 cabras e búfalos durante a mais recente edição do festival Gadhimai, em novembro passado, na aldeia de Bariyapur perto da fronteira indiana.

O festival, realizado uma vez a cada cinco anos, leva devotos do Nepal e da Índia para um templo em planícies do sul do Himalaia.
Lá são mortos milhares de animais, na esperança de apaziguar a deusa Hindu de poder, Gadhimai. Com informações do TheGuardian

"Nós decidimos parar completamente a prática de sacrifício de animais", disse Motilal Prasad, secretário da Gadhimai Temple Trust, que organiza as comemorações.

"Eu percebi que os animais são muito parecidos conosco - eles têm os mesmos órgãos como nós ... e sentem a mesma dor que fazemos", falou Prasad à AFP.

História
A prática do ritual de sacrifício ritual tem uma longa história no Nepal.
Devotos oferecem cabras e búfalas aos deuses, durante grandes festivais, na esperança de encontrar saúde e felicidade.

"Não vai ser fácil para acabar com um costume de 400 anos de idade ... mas nós temos quatro anos para convencer as pessoas de que elas não precisam sacrificar animais para agradar a deusa", disse Prasad.

Viva! 
Ativistas de direitos animais aplaudiram a decisão, que veio depois de anos de lobby junto a autoridades do templo e do governo do Nepal, em uma campanha que atraiu o apoio de celebridades como a atriz britânica Joanna Lumley e da lenda do cinema francês Brigitte Bardot.

"Tem sido um longo esforço ... tomamos uma posição firme e finalmente funcionou", disse Manoj Gautam, presidente da Rede de Bem-estar animal Nepal.

"Percebemos que as pessoas foram vítimas de superstição, assim a construção de conscientização em massa é fundamental, mas eu estou muito esperançoso de que vamos ver um festival sem derramamento de sangue em 2019", afirmou Gautam à AFP. http://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário