> TABOCAS NOTICIAS : Na prática, reduzir ministérios corta poucos gastos

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Na prática, reduzir ministérios corta poucos gastos

Alan Marques/Folhapress
A presidente Dilma Rousseff posa com os 39 ministros após cerimônia de posse no Palácio do Planalto

Atendendo a pressões de políticos e da opinião pública, o governo Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira que vai cortar dez de seus 39 ministérios até final de setembro.

Embora a medida tenha o valor simbólico de demonstrar que o governo está "cortando na própria carne", não produzirá impacto relevante no sentido de melhorar as contas públicas e viabilizar um ajuste fiscal mais robusto, afirmam economistas ouvidos pela BBC Brasil.

Isso acontece porque a grande maioria dos gastos do governo está concentrada em poucos ministérios, principalmente na área social. Boa parte são despesas obrigatórias - com saúde, educação, aposentadorias - que não podem ser reduzidas com uma mera canetada.

"Na prática, o que é isso perto do que o governo gasta com juros, perto de outras despesas que não podem ser cortadas? É mais simbólico, mas um simbolismo que ajuda, ainda mais num momento em que o governo está pedindo sacrifícios continuamente à população, aos empresários. E pode até aumentar a carga tributária no ano que vem", avalia Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do Banco Central e hoje chefe da divisão econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Leia mais em: http://zip.net/bhrS4z

Nenhum comentário:

Postar um comentário