> TABOCAS NOTICIAS : Inflação na Venezuela chega a 213,2% em um ano

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Inflação na Venezuela chega a 213,2% em um ano

Filas enormes em supermercado na cidade de San Felix, na Venezuela(VEJA.com/Reuters)
A consultoria privada venezuelana Ecoanalítica, uma das maiores do país, estima que a inflação no país atingiu 213,2% nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo jornal El Nacional, um dos poucos diários que ainda faz oposição ao governo de Nicolás Maduro. O número é apenas uma projeção, já que o Banco Central da Venezuela não divulga informações oficiais sobre a alta dos preços há mais de seis meses. A Ecoanalítica também informa que em junho a inflação ficou em 16,1%, chegando a 115,9% no primeiro semestre de 2015.

Ao diário, o economista Asdrubal Oliveros explicou que a consultoria usou alguns parâmetros não considerados pelos órgãos oficiais para chegar a cifras mais próximas da realidade vivida pelo povo venezuelano, como os preços encontrados nas redes de contrabando e o câmbio paralelo.

Popularidade em queda - Em sentido oposto da inflação está a popularidade do presidente Nicolás Maduro, que caiu para 24,3% em julho, índice ainda pior que o registrado em maio, de 25,8%. Já a avaliação negativa do governo subiu de 68,8% em maio para 70,4% em julho. O resultado foi impactado pela aguda crise econômica, sentida pela população através da inflação e da escassez de produtos básicos, de peças de reposição a itens de higiene. Os dados são do instituto de pesquisas Datanalisis.

Maduro, que venceu com margem estreita a eleição para suceder ao falecido presidente Hugo Chávez em 2013, evitou as reformas estruturais que os economistas afirmam seres cruciais para impedir que a situação piore. O Datanalisis conversou com 1.000 pessoas entre 10 e 23 de julho e afirmou que o levantamento tem índice de 95% de precisão. http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário