> TABOCAS NOTICIAS : 'Impossível sair de casa', diz moradora de bairro dominado pela prostituição

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

'Impossível sair de casa', diz moradora de bairro dominado pela prostituição

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Mulheres fazem prostituição em plena luz do dia (Foto: Reprodução / TV TEM)

"Quando anoitece tem que ficar dentro de casa, é impossível sair. A cada esquina que você passa tem um que mexe com você.” O lamento é de uma moradora do Jardim Paraíso, na Zona Norte de São José do Rio Preto (SP). O bairro, onde moram mais de duas mil famílias, foi dominado pela prostituição e pelo tráfico de drogas.

Prostitutas e travestis seminus desfilam pelas ruas, às vezes em plena luz do dia. Em uma barraca, drogas são vendidas como se fossem doces. Quem não comete crime nenhum fica preso dentro de casa, numa tentativa de se esconder e impedir que os filhos sejam expostos a estas cenas. “É uma violência para as crianças, não só para elas, mas para o cidadão. Todo mundo tem direito de sentar em uma calçada, na varanda e eles estão privados pelo que acontece no local”, afirma Suzana Quintana, presidente da OAB em Rio Preto.

As famílias enfrentam este problema há 20 anos. A equipe do TEM Notícias passou um mês no bairro, tempo suficiente para mostrar que o que é errado, pelo menos no bairro, parece certo. Quem comanda o esquema de prostituição e tráfico, segundo as próprias garotas de programa, é um travesti conhecido como Piauí.

O produtor do TEM Notícias se passa por um cliente, interessado em comprar cocaína. A chefe do bordel não estava, mas sempre que sai, deixa alguém tomando conta da casa.

Produtor: Cadê a Piauí?
Mulher: Não está, viajou.
Produtor: Quem está no lugar dela?
Mulher: A Capitu

A facilidade para conseguir drogas e sexo pago é tanta que quem não faz parte do esquema é que tem de se identificar. As famílias que moram no local colocam em frente das casas um cartaz com os dizeres "casa de família".

Nem as ruas ao redor da creche do bairro são preservadas da prostituição e do tráfico. Em um flagrante feito pela equipe, uma prostituta seminua cruza com uma criança. “Tem de ficar preocupada sim, que ela cresça em um ambiente desse e ache normal. E nenhuma mãe quer isso para uma filha”, diz uma mãe, que não quis se identificar.

Segundo moradores, dizeres ajudam a evitar transtornos (Foto: Reprodução/TV TEM)
Não bastasse tudo isso, à noite, quando a ilegalidade reina nas casas, onde o sexo é lucrativo para quem vende e gerencia o serviço, quem tenta dormir e esquecer a realidade, pelo menos por algumas horas, não consegue.

O comandante da Polícia Militar de Rio Preto afirma que a PM já usa toda a munição que pode. “O que a Polícia Militar presencia no local, os delitos, ela toma as providências, prendemos, agora o que incomoda ali é a prostituição. A Polícia Militar não pode prender a prostitutas, mas a pessoa que cria e facilita a prostituição sim e isso que tentamos fazer”, afirma o comandante.

A presidente da OAB diz que vai cobrar providências do poder público. “Temos de tentar mobilizar entidades de classe para juntas fazer uma parceria para tentar resolver a situação dessas pessoas que estão ilhadas nas residências”, afirma Suzana.

A prefeitura de Rio Preto também pode entrar no rol de entidades a combater esses problemas, já que os bares e boates do Jardim Paraíso só podem funcionar se tiverem alvará. O Executivo disse que os responsáveis pelo levantamento dessas licenças estão em viagem.
Garota de programa passa ao lado de mãe e filha no bairro (Foto: Reprodução / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário