> TABOCAS NOTICIAS : Governo planeja pagara metade do 13º dos aposentados em setembro

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Governo planeja pagara metade do 13º dos aposentados em setembro

Para evitar um desgaste político ainda maior, o governo planeja pagar ainda em setembro a metade do 13º das aposentadorias, mas tudo depende dos recursos disponíveis, segundo apurou o jornal “O Estado de S. Paulo”. Embora não obrigatório, o adiantamento no mês de agosto de 50% do benefício tem sido feito desde 2006, após acordo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as centrais sindicais. 

Neste ano, porém, o Ministério da Fazenda orientou a Previdência a não pagar o benefício em agosto por enfrentar dificuldades de caixa. A posição de Joaquim Levy, porém, não agradou a outros ministros, que defendem o pagamento do benefício antes de dezembro, prática dos últimos anos.

No encontro que teve com a presidente no sábado - um dia após vir a público que a Fazenda não incluiu o adiantamento na folha de agosto -, Lula aconselhou a presidente a pagar logo a metade do 13º dos aposentados e a não comprar mais essa briga, como informou o jornal. O ex-presidente disse, na ocasião, que esse tipo de ajuste não valia a pena. Para Lula, o governo precisa criar um ambiente de otimismo e não pode só dar “más notícias”.

A folha de pagamento de agosto dos aposentados já foi rodada sem o adiantamento da metade do 13º. Seria tecnicamente possível que a metade do benefício fosse paga ainda neste mês, mas essa não será a saída. A antecipação será feita nos próximos meses, provavelmente em setembro,”mas tudo depende dos recursos disponíveis”, disse um dos auxiliares de Dilma. Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário