> TABOCAS NOTICIAS : EUA aprova pela primeira vez a produção de um remédio criado com tecnologia 3D

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

EUA aprova pela primeira vez a produção de um remédio criado com tecnologia 3D

Foto: divulgação
O FDA, órgão que regulamenta alimentos e medicamentos nos EUA, aprovou pela primeira vez a produção de um remédio criado com a tecnologia 3D.
Desenvolvida pela companhia Aprecia Pharmaceuticals, a pílula Spritam é indicada para ajudar no controle de convulsões provocadas por epilepsia.
A vantagem é que ela pode ser encapsulada em dosagens mais precisas.

A tecnologia chamada ZipDose permite ainda que dosagens maiores de medicamentos sejam mais fáceis de serem ingeridas.

A pílula criada por meio da tecnologia de impressão 3D se dissolve da mesma maneira que outros medicamentos orais, e permite que até mil miligramas de uma substância sejam encapsuladas em uma única pílula.

A previsão de lançamento do Spritam no primeiro trimestre de 2016, e sua fabricante afirmou que pretende desenvolver mais remédios com a técnica.

Remédios personalizados
De acordo com especialistas ouvidos pela britânica BBC, a fabricação de pílulas com impressoras 3D oferece ainda a possibilidade de criação de medicamentos voltados para as necessidades específicas de cada paciente.

"Nos últimos 50 anos, nós temos produzidos pílulas em fábricas e as enviado aos hospitais. Pela primeira vez, este procedimento (de impressão 3D) significa que podemos produzi-las perto do paciente — afirmou Mohamed Albed Alhnan, professor de farmácia da Universidade de Lancashire Central. Com informações de OGlobo e BBC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário