> TABOCAS NOTICIAS : Dilma recorre a Lula e Calheiros para evitar derrota no TCU

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Dilma recorre a Lula e Calheiros para evitar derrota no TCU

do BOL, em São Paulo**Pedro Ladeira/Folhapress
Presidente Dilma Rousseff durante entrevista exclusiva para a Folha, no palácio do planalto

A presidente Dilma Rousseff decidiu recorrer ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu antecessor, e a Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, para tentar reverter a tendência desfavorável ao governo no julgamento das contas do ano passado pelo TCU (Tribunal de Contas da União). As informações são da Folha de S.Paulo, 
O julgamento teve início em junho, época em que o tribunal pediu explicações para irregularidades apontadas no balanço que foi apresentado por Dilma para o último ano de seu primeiro mandato, e deve ser retomado neste mês.

Segundo a Folha, tudo indica que o TCU vai recomendar a rejeição das contas ao Congresso, a quem caberá a palavra final a respeito do tema. Se isso acontecer, o processo de impeachment de Dilma poderá ter caminho aberto.

A decisão de Dilma vem após o recesso parlamentar de julho. A presidente Dilma planeja falar nesta semana com Renan Calheiros e o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), com o objetivo de pedir para que os dois atuem em favor do governo. O PMDB indicou três dos nove ministros do TCU: Bruno Dantas, Raimundo Carreiro e Vital do Rêgo.

A ação de Dilma tem o apoio de Lula, que prometeu dialogar com os ministros José Múcio Monteiro (que fez parte do governo do petista) e Ana Arraes, mãe do ex-governador Eduardo Campos, de quem Lula era bastante próximo.

Interlocutores de Lula, no entanto, afirmam que está difícil conquistar o voto de Ana Arraes, e que a conversa com Monteiro ficou comprometida após a Folha revelar que o ex-presidente, inicialmente, incentivou o ministro a usar o julgamento para "dar um susto" em Dilma.

De acordo com a reportagem, o ministro Augusto Nardes, que é o relator das contas de Dilma no TCU, já indicou que votará pela reprovação, e seu voto é dado como perdido. Aroldo Cedraz, presidente do tribunal que tem um filho investigado pela Lava Jato, só vai votar em caso de desempate. (Com informações da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário