> TABOCAS NOTICIAS : Conheça o elemento metálico que pode fazer você cheirar a alho por semanas

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Conheça o elemento metálico que pode fazer você cheirar a alho por semanas

O telúrio é normalmente encontrado em vários metais no solo. Ele forma minérios de ouro, prata, cobre e chumbo.

Ao refinar esses metais, algumas pessoas infelizes que entram em contato com telúrio purificado podem ficar com cheiro de alho por semanas.

Esse elemento era um dos favoritos entre os primeiros alquimistas, porque foi encontrado frequentemente escondido em outros metais. Eles pensaram que era um determinante na formação do ouro. O fato de terem dado o nome de Metallum problematum ao elemento resume muito bem as situações passadas por eles.

Ele provavelmente tornou-se impopular em suas comunidades. Apenas a metade de um micrograma de telúrio absorvido no corpo dá um extremo odor de alho a uma pessoa durante 30 horas. Uma quantidade um pouco maior causará um miasma de alho na boca e nos poros por semanas. Um dos sinais de aviso de exposição ao telúrio para pessoas que trabalham em fábricas que utilizam ou criam telúrio é um extremo “bafo de alho”.

Como um elemento metálico encontrado na Terra é capaz de fazer você cheirar a alho? A maior parte do processo é feita pelo corpo. O cheiro do alho, na verdade, é (CH3)2Te, ou telureto de dimetila.

O corpo metaboliza telúrio da mesma maneira que o enxofre, um dos elementos que faz o alho fedido. (Essa também é a maneira que o corpo metaboliza selênio, que é, aparentemente, preferencialmente absorvido pelas plantas de alho.)

Enxofre, selênio e telúrio são membros de um grupo chamado calcogênios, sendo que o enxofre e o selênio estão logo acima dele na tabela periódica. Essencialmente, seu corpo reconhece esses elementos como tendo propriedades semelhantes, causando a mesma reação para a percepção de odores. Fonte: Io9 Foto: Reprodução / victorsvillage

Nenhum comentário:

Postar um comentário