> TABOCAS NOTICIAS : Clubes europeus estão entre camisas mais vendidas em cinco estados brasileiros

sábado, 15 de agosto de 2015

Clubes europeus estão entre camisas mais vendidas em cinco estados brasileiros

RODRIGO CAPELO
Di Maria, Falcao, Blind e Rojo: camisas do Manchester United (Foto: Getty Images)

Responda rápido: qual é o time de futebol que mais vende camisas pela internet para o Acre? O Rio Branco Football Club, 44 vezes campeão estadual, inclusive em 2015 e 2014, não é. Nem Flamengo, nem Vasco, ambos com grandes quantidades de torcedores na região Norte do Brasil. Seriam necessárias mais dezenas de chutes até chegar ao campeão em vendas no primeiro semestre de 2015: Manchester United. Não, não uma versão acreana, mas o inglês.

O dado consta em levantamento feito pela Netshoes a pedido deÉPOCA referente ao primeiro semestre de 2015, de 1º de janeiro a 31 de julho. E não é só no Acre que gringos vendem mais que nacionais.

No Amazonas, o mais vendido pela internet é a italianaJuventus. Na Paraíba, o segundo é o espanhol Barcelona. O inglêsManchester City aparece entre os três mais vendidos em dois estados, em terceiro tanto no Espírito Santo quanto no Rio Grande do Sul.

Perceba que há a mesma característica em quase todos os estados citados: não há fortes times de futebol neles. Só os gaúchos têm dois representantes de longa data na primeira divisão, Grêmio eInternacional, os mais vendidos, mas mesmo ali o City vende mais do que Juventude e outros que tiveram algum destaque vez ou outra.

O mesmo padrão não se repete no caso de camisas vendidas em lojas físicas. ÉPOCA pediu o mesmo levantamento à Centauro, com atuação em todos os estados brasileiros, e em nenhum deles a rede esportiva registrou um time estrangeiro entre os três mais vendidos. Provavelmente pelo fato de que, na internet, todas as camisas estão visíveis e ao alcance de alguns cliques. Nas lojas, influencia a compra do consumidor quais uniformes estão à vista nos cabides.

O sucesso de gringos nas vendas pela Netshoes dá mais um sinal de que em mercados fracos, do ponto de vista do futebol, invadem marcas até de outros países. O torcedor contemporâneo não só tem interesse pelo clube de outro estado que joga o Campeonato Brasileiro, como o Flamengo, mas tem afinidade pelo europeu. Distante geograficamente, sim, mas próximo: a Liga dos Campeões é transmitida para essas regiões na TV aberta, e esses gringos estão à disposição na internet, nas redes sociais e no video-game. http://epoca.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário