> TABOCAS NOTICIAS : Cheias em Mianmar afetam quase 1 milhão de pessoas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cheias em Mianmar afetam quase 1 milhão de pessoas

Aung San Suu Kyi, líder da oposição em Mianmar, visita mosteiro atingido por enchente(Khin Maung Win/AP)
Quase um milhão de pessoas já foram afetadas pelas inundações que atingem grande parte de Mianmar desde o mês passado, informou nesta segunda-feira a imprensa estatal. O desastre é provocado pelas intensas chuvas de monção que caem no país.

O Ministério de Bem-estar Social também indicou que o balanço de mortos ultrapassou a marca de cem, a maioria no Estado de Rakhine, no oeste do país - a área foi classificada como "zona de desastre" pelo governo. A cheia das águas inundou cerca de 480 mil hectares de cultivo dos quais cerca de 180 mil ficaram destruídos, segundo dados do Ministério da Agricultura.

As autoridades pediram aos moradores para evacuar as zonas baixas na região de Ayeyawaddi, onde vários rios superaram o nível de risco e ameaçam transbordar.

As autoridades de Mianmar garantem que dispõem de sementes de arroz suficientes para distribuir entre os camponeses afetados pelas inundações. Organizações humanitárias, no entanto, alertam para o risco de que as inundações afetem a rede de provisão de alimentos do país em um futuro próximo. (Com agência EFE) veja.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário