> TABOCAS NOTICIAS : Anúncio de reforma ministerial cria tensão na Esplanada

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Anúncio de reforma ministerial cria tensão na Esplanada


do BOL, em São Paulo/Kleiton Amorim/UOL
Dez.2014 - A Esplanada dos Ministérios
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, a reforma administrativa do Executivo, que vai afetar principalmente os ministérios, instaurou um clima de apreensão na Esplanada. Anunciada às pressas pelo governo federal na última segunda-feira (24), o temor é que "ninguém está a salvo" do corte que pretende eliminar pelo menos dez das 39 pastas.

Auxiliares da presidente dizem que a "insegurança" se deu porque, ao fazer o anúncio, Dilma não especificou quais serão os ministérios que vão deixar de existir até o fim de setembro.

Durante a reunião de coordenação política, na segunda, Dilma surpreendeu grande parte dos ministros ao dizer que promoveria uma reforma à qual sempre resistiu.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, ela criticou as propostas de redução do número de ministérios de seus adversários, Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE) (que morreu durante a campanha e foi substituído por Marina Silva), e afirmou que quem defendia cortar pastas possuía "imensa cegueira tecnocrática".

Diante das crises políticas e econômicas, no entanto, a presidente resolveu ceder e deve discutir as mudanças com partidos aliados. (Com informações do jornal Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário