> TABOCAS NOTICIAS : A volta da CPMF não vai curar a saúde

sábado, 29 de agosto de 2015

A volta da CPMF não vai curar a saúde

Acreditar que, desta vez, o dinheiro seria totalmente aplicado no SUS é persistir no pensamento mágico que atrasa o país
CRISTIANE SEGATTO
A proposta do governo federal de recriar a CPMF, o antigo imposto do cheque, não poderia ter tido pior repercussão. É uma medida impopular e estabanada, por mais que seja vista pela econômica da presidente Dilma como essencial para equilibrar o orçamento de 2016.

O que mais me incomoda, quando se discute de onde tirar dinheiro para financiar a saúde, é a dificuldade do governo de revelar suas intenções com todas as letras. A volta da CPMF é sempre uma carta escondida na manga, mas há um mês nem o ministro da Saúde Arthur Chioro era capaz de assumi-la publicamente.

Perguntei isso a ele, objetivamente, durante o programa Roda Viva, da TV Cultura. 

ÉPOCA: Como resolver a equação do subfinanciamento da saúde? O senhor pensa em aumentar impostos ou retirar dinheiro de outras pastas?

A resposta foi aquele “nem sim, nem não” que em nada contribui para a informação dos brasileiros.

Arthur Chioro: Acho fundamental que a sociedade brasileira, o Congresso Nacional façam esse debate. O que está colocado para a população brasileira é uma definição para hoje, mas é para os próximos anos. É para o futuro. Que sistema de saúde nós vamos ter para uma população que está envelhecendo cada vez mais. Isso é concreto. É decisivo que a sociedade brasileira discuta. Qual é a fonte, a composição, isso é um debate que a sociedade tem que fazer. O Congresso tem que fazer.

Cristiane, só para te dar um exemplo: quando a CPMF foi extinta em 2007, se ceifou R$ 40 bilhões. Se a gente continuasse tendo a CPMF no orçamento do Ministério da Saúde, nós teríamos acumulado entre 2008 e o ano passado mais de R$ 350 bilhões. Um grupo de oposição, para fazer birra com o presidente, Lula extinguiu a CPMF, mas fez um grande crime de lesa-pátria contra a própria população brasileira. Mais em http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/cristiane-segatto/noticia/2015/08/volta-da-cpmf-nao-vai-curar-saude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário