> TABOCAS NOTICIAS : Sob pressão da internet, deputados mudam voto e são elogiados

sábado, 4 de julho de 2015

Sob pressão da internet, deputados mudam voto e são elogiados

Rayder Bragon*Do UOL, em Belo Horizonte
Chamados de "frouxos" e "covardes" nas redes sociais após rejeitarem a proposta de redução da maioridade penal na madruga de quarta-feira (1°), a maioria dos 24 deputados federais que mudou de opinião e votou a favor da redução da maioridade de 18 para 16 anos na madrugada de quinta-feira (2) reverteu o teor das mensagens recebidas em suas páginas e foram felicitados por seu apoio.

No dia seguinte à mudança de voto, um internauta escreveu na página do deputado Marcelo Matos (PDT-RJ): "Valeu, deputado, fez prevalecer a vontade dos seus eleitores – votou a favor da alteração constitucional: da redução da maioridade penal. Parabéns!!!".

Reprodução/Facebook
Mensagem na página do deputado federal Marcelo Matos (PDT-RJ)

Antes, o pedetista havia sido brindado com a mensagem: "toma vergonha na cara, não votei em vc para ficar em cima do muro. Isso é atitude de COVARDE! Agora já te conheço, perdeu 8 votos da minha família" (sic). A mensagem foi apagada em seguida.

O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) foi outro bastante elogiado em sua página no Facebook após ter se decidido votar favoravelmente à redução da maioridade penal na segunda votação. Anteriormente, ele tinha optado por se abster.

Um internauta aproveitou para alfinetar Fortes. "Se redimiu, né, deputado. Pois na votação anterior ficou em cima do muro, se absteve, mas agradecemos o seu voto".
Outros internautas frisaram que não ficaram convencidos do novo posicionamento dos seus parlamentares. Muitos disseram que os políticos só mudaram de opinião em razão das críticas recebidas pelos eleitores.
Reprodução/Facebook
Mensagem da página de Heráclito Fortes (PSB-PI)
Já outros, mas em menor número, disseram-se frustrados com a reviravolta protagonizada pelos deputados vira-casaca e também fizeram críticas a eles. Na página da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), por exemplo, alguns mostraram seu desapontamento.

"Poxa, Mara, te admiro tanto, seu voto de hoje foi uuma grande decepção. Uma manobra ilegal do Eduardo Cunha para uma postura imoral da Câmara, em nome do ódio, não da justiça."
Explicação

Alguns dos deputados vira-casaca fizeram questão de responder aos afagos dos seus eleitores. Um caso interessante foi o do deputado Marcos Abrão (PPS-GO). O parlamentar postou em sua página do Facebook que tinha mudado de opinião em relação ao tema. Leia mais em: http://zip.net/bsrxD4

Nenhum comentário:

Postar um comentário