> TABOCAS NOTICIAS : Síndrome paralisante faz 4ª vítima no Brasil

domingo, 26 de julho de 2015

Síndrome paralisante faz 4ª vítima no Brasil

Marcella Franco, do R7
Paciente estava internado na Santa Casa de SobralGoverno do Estado do Ceará

Foi confirmada no Ceará a primeira morte pela síndrome de Guillain-Barré, popularmente conhecida como síndrome paralisante. Esta é a quarta vítima da doença no país — já foram registrados dois óbitos na Paraíba e um na Bahia. As informações são do jornal Tribuna do Ceará.

Amadeu do Carmo Melo, de 63 anos, era agricultor e natural de Novo Oriente. Ele foi internado na Santa Casa de Sobral no dia 15 de junho, e morreu no dia 26 do mesmo mês. A causa da morte, registrada à época como insuficiência respiratória, foi agora ligada após exames à síndrome Guillan-Barré.

Ainda de acordo com a publicação, o Estado já registra dez casos da doença atendidos em hospitais.

Na Bahia, a Secretaria de Saúde confirmou outros 53 casos da doença, e informou que 12 desses pacientes foram internados no Hospital Geral Couto Maia, em Salvador.

A primeira vítima fatal no Estado veio a óbito no último dia 11, e estava internada em um hospital da rede particular. Outra morte registrada também pode estar relacionada com a síndrome, e está sendo investigada.

De acordo com o médico hematologista Alexandre Mello, da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, a síndrome causa sintomas neuromusculares progressivos e pode ter apresentações variadas.

— A descrição clássica é a de um paciente que começa a apresentar sensação de dormência e formigamento nos dedos dos pés ou das mãos, e progride para fraqueza muscular, geralmente em um padrão ascendente, dos pés para cima. Muitas apresentações são descritas, podendo envolver nervos de qualquer parte do corpo, inclusive os nervos cranianos e o sistema nervoso autônomo, que controla funções como o ritmo cardíaco, o tubo digestivo e o trato urinário

Mello explica, ainda, que a doença pode afetar a musculatura do diafragma, causando a complicação mais preocupante da síndrome, que é a insuficiência respiratória, com a consequente necessidade de internação na UTI para ventilação mecânica.

O início dos sintomas geralmente se dá, de acordo com o médico, uma ou duas semanas após o paciente ter tido uma infecção respiratória ou digestiva.

— Muitos agentes infecciosos, virais ou bacterianos, já foram associados ao desenvolvimento da SGB. Exemplos são o citomegalovírus, o vírus da varicela, o EBV da mononucleose infecciosa, influenza, a bactéria Campylobacter jejuni, e até o HIV. A causa é mal compreendida, mas, basicamente, a doença parece ser causada por ataque do sistema imunológico contra o revestimento dos nervos periféricos.

A síndrome de Guillain-Barré não possui um agente causador específico, e, por isso, não pode ser considerada transmissível. Desta maneira, ainda que haja o aumento do número de casos confirmados, não seria justificável pânico da população.

No momento, a maior preocupação se refere à suspeita de que haja uma relação entre a síndrome paralisante e as três patologias transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, dos 53 pacientes afetados pela Guillain-Barré no Estado, 49 têm este tipo de registro de doença prévia.

Na opinião do hematologista, caso a investigação epidemiológica que vem sendo feita dos casos revele que, há, de fato, uma associação com um determinado agente, seja ele o vírus da dengue ou qualquer outro, daí, sim, haveria um motivo real para preocupação das autoridades sanitárias.

— A gravidade da síndrome é bastante variável e pode passar quase despercebida, ou resultar em internações hospitalares prolongadas, por meses, em um CTI. Acredita-se, no entanto, que grande parte dos casos permaneça sem diagnóstico. As complicações se relacionam geralmente à imobilidade prolongada, incluindo infecções oportunistas, dificuldades para nutrição, respiração, controle de funções vitais como a digestão, ritmo cardíaco e respiração. A trombose é uma preocupação constante, e precisa ser prevenida. A doença pode ter um curso breve, de poucas semanas e não deixar sequelas, ou pode, também, ter curso prolongado, por meses, e deixar sequelas motoras e sensitivas. Nesses casos, a reabilitação e acompanhamento por fisioterapeuta são essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário