> TABOCAS NOTICIAS : Quando o Corrupto Ganha

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Quando o Corrupto Ganha

@rachelsherazadefacebook.com/rachelsheherazadejornalista
Essa é para quem acha que a corrupção está só em Brasília, para quem acredita que só existe corrupto de terno e gravata, em cargo político. Nada disso. De 2003 a 2015, segundo informação da Controladoria Geral da União, 5.390 servidores públicos foram expulsos por acusação de corrupção, uma média de mais de um funcionário por dia. É muita gente. É muita corrupção.

Só nos primeiros três meses deste ano, o Executivo Federal exonerou 156 agentes públicos por envolvimento em atos ilícitos. Foram expulsos funcionários corruptos da administração federal em quase todos os Estados. As únicas exceções foram o Piauí e Sergipe.

No ano passado, o Executivo bateu recorde de expulsões de corruptos. Foram 550 servidores exonerados – o maior número em 12 anos.

Além de ficar inelegível por 8 anos, o servidor ou agente público flagrado em corrupção é impedido de ocupar cargo público por cinco anos e também responde a processo para ressarcir os cofres públicos. E se o corrupto for um servidor aposentado ele pode perder o direito ao benefício. Os nomes dos servidores corruptos constam lá no Cadastro de expulsões do Portal da Transparência. É como se eles ficassem fichados.

Ficou com pena? Eu não. Todo castigo para corrupto ainda é pouco.

O corrupto é uma praga que se espalha pelo país, envergonhando o funcionalismo público, corroendo nossa dignidade, nossa esperança, contaminando as instituições, e causando enorme prejuízo a todos nós cidadãos. Os corruptos são, como bem colocou o ministro Celso de Melo, os “profanadores da República”.

Por causa dos corruptos, a saúde vai sempre mal, a educação é precária, a segurança capenga. Graças aos corruptos faltam médicos, remédios, leitos, livros, transporte, segurança, presídios, paz social...

Por que o recurso que deveria servir o cidadão, acaba encontrando, pelo caminho, um servidor sem ética, um político imoral, um fiscal venal... E o dinheiro que é do povo e deveria voltar para o povo acaba desviado para o bolso desses malandros.

Quando o corrupto ganha, todos nós perdemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário