> TABOCAS NOTICIAS : Países afetados pelo ebola precisam de US$ 700 milhões para reconstruir saúde

sábado, 11 de julho de 2015

Países afetados pelo ebola precisam de US$ 700 milhões para reconstruir saúde

Casa de Abraham Memaigar, de 17 anos, que teve infecção por Ebola confirmada, em Nedowein, na Libéria, na semana passada 

POR REUTERS - DACAR - Afetados pela epidemia fatal do vírus Ebola, Guiné, Libéria e Serra Leoa precisam de mais 696 milhões de dólares em financiamento para reconstruir seus serviços de saúde ao longo dos próximos dois anos, disseram autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A diretora-geral-assistente de Sistemas de Saúde e Inovação da entidade, Marie-Paule Kieny, disse nesta sefunda-feira que os doadores prometeram 1,4 bilhão de dólares de um fundo estimado de 2,1 bilhões de dólares solicitado pelos três países até dezembro de 2017.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, vai organizar uma conferência internacional de recuperação do ebola em Nova York na sexta-feira para levantar fundos adicionais para a reconstrução.

Mais de 500 funcionários da saúde estão entre as mais de 11.200 pessoas mortas na África Ocidental pela pior epidemia registrada da febre hemorrágica, que eclodiu na Guiné em dezembro de 2013 e continua a ceifar vidas.

- A recuperação total nos três países não vai acontecer se não fortalecermos o sistema de saúde - disse Kieny em teleconferência com jornalistas.

Ela afirmou que um financiamento adicional também será também necessário a partir de 2017. http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário