> TABOCAS NOTICIAS : Novo estudo afirma que Google manipula resultados para favorecer os próprios produtos

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Novo estudo afirma que Google manipula resultados para favorecer os próprios produtos

REDAÇÃO ÉPOCA
Logo do Google na porta de um dos prédios da empresa (Foto: Virginia Mayo/AP)

Um estudo publicado nesta segunda-feira (29) afirma que o Google manipula resultados de busca para favorecer os próprios produtos, em detrimento dos consumidores. A pesquisa, assinada por um advogado de renome e pela equipe de análise de dados do site Yelp, é polêmica porque surge em meio às acusações de que o Google pratica concorrência desleal. Nesta semana, espera-se que a empresa de buscas dê sua resposta à Comissão Europeia: na Europa, a empresa californiana sofre processo sob essas acusações.

O estudo desta segunda foi assinado por Tim Wu, um advogado americano respeitado, professor da Universidade Colúmbia e ex-conselheiro da Comissão de Comércio dos Estados Unidos, órgão responsável por regular o setor naquele país. No passado, Wu já deu pareceres favoráveis ao Google, afirmando que o buscador apresentava os melhores resultados aos usuários, semfavorecimento de serviços próprios. Dois anos se passaram e ele mudou de ideia. “Quando os fatos mudam, suas conclusões mudam também”, disse Wu ao site Re/code. 

Página de busca de compra do Google. Em destaque, o serviço do Google Shopping. A União Europeia acusa a empresa de concorrência desleal (Foto: Reprodução / Google)
Os dados que embasam as conclusões de Wu vêm do Yelp, uma empresa que permite aos usuários avaliar a qualidade de produtos e serviços e que, por isso, faz concorrência ao Google. No Yelp, as pessoas podem procurar por lugares para se hospedar ou por um chaveiro que cobre um bom preço. Os resultados do Yelp, em alguns casos, aparecem nos resultados da busca do Google. Desde de 2009, o Google oferece acesso a avaliações semelhantes, com o Google Compras, por exemplo, o que o torna um competidor do Yelp. Elas vêm numa sessão chamada Onebox, que aparece em destaque no topo da página. O Google, no entanto, diz que não privilegia os próprios produtos nos resultados de busca. O trabalho do time de análises de dados do Yelp diz que essa afirmação é mentirosa, e Wu concorda.

O Yelp chegou a criar um plugin que recria os resultados das páginas de busca do Google sem o OneBox. A iniciativa foi tomada quando o Yelp e o TripAdvisor lançaram uma ofensiva contra o Google que resultou no processo que a empresa enfrenta na União Europeia.

O argumento do Yelp é de que o OneBox induz o usuário a escolher serviços que, nem sempre, são os melhores para ele. Como o OneBox aparece em destaque no topo da página, a taxa de cliques nos artigos que ele anuncia são maiores que a taxa de cliques em outros artigos. Os dados do Yelp atestam que essa frequência chega a ser 45% maior.

O Yelp não explica em detalhes a metodologia do estudo. Além disso, Wu foi pago pela empresa para participar da pesquisa. Tudo isso cria ressalvas quanto aos resultados apresentados. O Google discorda de todas as acusações. Em outras situações, a empresa já afirmou que os resultados da busca são pensados para privilegiar a melhor experiência para o usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário