> TABOCAS NOTICIAS : Mulher morre após ameba comedora de cérebro ter entrado em sua cabeça

terça-feira, 7 de julho de 2015

Mulher morre após ameba comedora de cérebro ter entrado em sua cabeça

Uma mulher morreu após sua dor de cabeça e vômitos serem causados por um verme que se alimenta de cérebro.

A norte-americana de 21 anos morre de uma infecção extremamente rara chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM), uma doença do sistema nervoso central causada pela infecção da ameba Naegleria fowleri. Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / DailyMail

A mulher foi infectada pela ameba, que normalmente é encontrada no solo e na água doce, ao nadar em Reno, Nevada, EUA. A paciente, cuja identidade não foi revelada por sua família, morreu em 20 de junho, de acordo com o Reno Gazette Journal. Funcionários do Inyo Public Health confirmaram sua morte aos jornalistas.

A mulher acordou de um cochilo, em 16 de junho, com uma forte dor de cabeça, náuseas e vômitos. Poucos dias depois, sua condição deteriorou-se até que ela sofreu uma parada cardíaca, indo à óbito.

Os seres humanos são infectados quando a água contendo a ameba entra no corpo, através do nariz. Ela viaja através do crânio até atingir o cérebro e começar a destruir o tecido do órgão. Acredita-se que a ameba não seja infecciosa, pois nunca existiu um caso conhecido de transferência de uma pessoa para outra. O risco de contrair a doença é baixo, mas a chance de morrer quando infectado é de quase 100%, disse Richard Johnson, do Inyo Public Health.

"Nosso próximo passos é inspecionar os locais suspeitos de exposição para encontrar quais fatores de risco podem existir em lugares onde as pessoas podem nadar. Além disso precisamos saber de onde vem o abastecimento doméstico de água na propriedade. Eu aconselho as pessoas a terem cuidado ao usar fontes de água quentes não tratadas nas serras. A melhor maneira de fazer isso é manter a cabeça acima da água", acrescentou Johnson.

De acordo com os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças, de 2005 a 2014, 35 infecções da ameba foram relatadas, nos EUA. Desses casos, 31 pessoas foram infectadas pela água contaminada, três pessoas foram infectadas após a realização de irrigação nasal com água de torneira, e uma pessoa foi infectada por água da torneira contaminada usada em uma piscina de quintal. Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / DailyMail

Nenhum comentário:

Postar um comentário