> TABOCAS NOTICIAS : Ministra considera Pronatec importante para reverter desemprego

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ministra considera Pronatec importante para reverter desemprego

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil *Edição: Jorge Wamburg
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou hoje (9) a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para reverter os números de desemprego no país. Para ela, o programa, junto com outras iniciativas, pode alavancar um crescimento na economia e no emprego.

“Acho que [o Pronatec] é um dos elementos fundamentais. Precisamos aumentar nossa produtividade. O Pronatec é uma das estratégias, junto com a educação de nível superior e o esforço para aumentar a escolaridade dos nossos jovens. Certamente vai melhorar a situação econômica do país”, disse Tereza.

A ministra apresentou hoje (9), em Brasília, números do Pronatec de 2011 a 2014. De acordo com os dados, houve um aumento de 120,6% de beneficiários do Bolsa Família inseridos no mercado de trabalho. Para outros participantes de cursos do Pronatec, houve um incremento de 73,6%. Já a taxa de alunos inscritos no Bolsa Família que concluíram os cursos é de 81,4%. Os outros estudantes atingiram uma taxa de 76,5%.

“A porcentagem do público do Bolsa Família que fez o Pronatec e concluiu está acima da média histórica. E os nossos jovens e adultos que têm feito o curso têm conseguido concluir, se formar e ser certificado acima da média nacional. Isso é uma vitória”. Além disso, a ministra citou a presença de cursos do Pronatec Bolsa Formação em 4.025 municípios brasileiros, e do Pronatec Brasil Sem Miséria em 3.301 municípios.

O ministro da Educação, Renato Janine, também esteve presente e engrossou o coro em prol dos programas do governo. Para ele, “12 anos de inclusão social não são contestadas por um ano de crise. O Brasil tem uma grande dívida com pessoas que foram privadas da capacidade de [estudar]: florescer pessoas que não tiveram oportunidade no seu momento e têm que ser consideradas. […] Podemos dizer que o Brasil está no caminho certo com medidas que merecem ser continuadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário