> TABOCAS NOTICIAS : Milhares se manifestam para pedir mudança do governo em Portugal

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Milhares se manifestam para pedir mudança do governo em Portugal

Cerca de 5.000 pessoas se manifestaram nesta quarta-feira (22) em frente ao parlamento de Lisboa para pedir uma mudança de governo e o fim das políticas de austeridade a dois meses das eleições legislativas.

Nos cartazes, podiam ser lidas mensagens de "Fora governo!", "Não à política de direita!", "Contra a precariedade e pela defesa dos salários". Os manifestantes foram convocados pelo CGTP, o principal sindicato de Portugal.

"É hora de dizer basta a esse governo. É preciso mudar de caminho e renegociar a dívida para conseguir recursos para o desenvolvimento do país", reclamou Armenio Carlos, secretário-geral deste sindicato próximo ao partido comunista.

Em abril de 2011 Portugal estava à beira da quebra e teve que pedir um resgate internacional de 78 bilhões de euros. Na ocasião, o governo de centro-direita implementou um duro pacote de cortes de gastos e medidas de ajuste.

"Já estamos cansados desta política. Vivemos o que a Grécia está vivendo hoje. O salários são muito baixos e os portugueses estão cada vez mais pobres", lamentou Nuno Costa, 49 anos, manifestante que foi de Viseu à Lisboa.

"Já basta. Tenho 36 anos, tenho trabalho aqui, mas grande parte da minha geração teve que emigrar para França, Suíça, Alemanha e Inglaterra", desabafou Carlos Silva, diretor de uma empresa de transporte de dinheiro.

Os manifestantes também denunciaram a "privatização" dos serviços públicos e pediram o retorno das 35 horas semanais de trabalho na função pública, em relação às 40 atuais.

O primeiro-ministro de centro-direita Pedro Passos Coelho, eleito em 2011, quer um segundo mandato nas legislativas previstas para o final do ano, quando deve enfrentar o candidato socialista Antonio Costa. Foto: AFP Photo/Patricia de Melo Modelo**Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário