> TABOCAS NOTICIAS : Mercado prevê inflação acima de 9% em 2015

terça-feira, 7 de julho de 2015

Mercado prevê inflação acima de 9% em 2015

A estimativa do mercado para a inflação deste ano chegou a 9,04%, segundo pesquisa do Banco Central. Na semana anterior, a previsão era de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechasse o ano em 9%. Foi a 12ª semana seguida de alta nesse indicador. Para 2016, a estimativa do mercado para a inflação recuou para 5,45%. 

Os dados são do boletim Focus – que reúne estimativas de mais de cem instituições financeiras, divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Banco Central. Para o comportamento do PIB neste ano, os economistas do mercado financeiro reduziram ainda mais a previsão, na semana passada, para uma retração de 1,50%. Foi a sétima queda seguida deste indicador. Até então, a estimativa do mercado era de um recuo de 1,49%. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%. 

Com a nova alta, a estimativa do mercado se equipara à do próprio Banco Central que, na semana passada, admitiu que o IPCA deve ficar em 9% este ano, estourando a meta do governo, que é de até 6,5%. Segundo o BC, a probabilidade de a inflação ficar acima do teto do sistema de metas, em 2015, é de cerca de 99%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário