> TABOCAS NOTICIAS : Líder iraniano diz que algumas potências de acordo nuclear 'não são confiáveis'

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Líder iraniano diz que algumas potências de acordo nuclear 'não são confiáveis'

Por Bozorgmehr Sharafedin Nouri
DUBAI (Reuters) - O texto de um acordo nuclear alcançado entre Irã e potências mundiais deve ser cuidadosamente analisado e procedimentos legais devem ser tomados para que o outro lado não deixe de cumprir com compromissos, disse o líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Khamenei, em seu primeiro pronunciamento público sobre o acordo. 

Os comentários feitos por Khamenei, a maior autoridade em questões de Estado no Irã, vieram em forte contraste com os elogios feitos pelo presidente Hassan Rouhani e pelo ministro de Relações Exteriores Javad Zarif desde que o pacto foi selado, na terça-feira.

Sob o acordo, sanções impostas pelos Estados Unidos, pela União Europeia e pelas Nações Unidas serão retiradas, e em troca o Irã concordou em limitar no longo prazo um programa nuclear, o qual o Ocidente suspeitava ter a construção de uma bomba nuclear como objetivo.

O Irã afirma que seu programa tem fins pacíficos.

Em uma carta para Rouhani, Khamenei escreveu: “alcançar um acordo é um passo significativo, mas o texto do acordo deve ser cuidadosamente analisado e os procedimentos legais devem ser tomados para que, quando o acordo for ratificado, o outro lado não possa descumpri-lo.”

“Alguns membros do P5+1 não são confiáveis”, disse ele, referindo-se às seis potências mundiais, em uma carta publicada pela agência de notícias Irna.

“Eu peço para que nossa nação permaneça calma para que possamos preservar nossos interesses nacionais em um ambiente sereno e sensato.” http://zip.net/bjrCgY

Nenhum comentário:

Postar um comentário