> TABOCAS NOTICIAS : Laser substitui picadas para diabéticos

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Laser substitui picadas para diabéticos

Foto: Universidade de Leeds
Um equipamento a laser poderá ser o fim das picadas para diabéticos, que precisa medir a glicose diariamente.
Um novo sensor controla os níveis de glicose no sangue de forma não-invasiva.
A invenção, desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Engenharia da Universidade de Leeds, em Inglaterra. http://www.sonoticiaboa.com.br

Como
A nova tecnologia funciona com base em uma peça de vidro de sílica modificada com íons, que "brilha" com luz infravermelha quando é atingida por um laser de baixa intensidade. 

Ao entrar em contacto com a pele do paciente, a intensidade do sinal fluorescente varia conforme os níveis de concentração da glicose no sangue.

O processo, que dura menos de 30 segundos, permite, portanto, calcular o nível de glicose na corrente sanguínea sem a necessidade de agulhas. 

"O vidro usado nos nossos sensores funciona de forma semelhante ao dos 'smartphones', razão pela qual este dispositivo é mais econômico do que os sistemas de automonitoramento que já existem", realça Jose. 

O cientistas Gin Jose, coordenador da pesquisa, disse que a ferramenta também pode ser útil para profissionais de saúde, já que é uma alternativa "simples e barata" em comparação aos métodos atuais.

"Ao contrário dos sistemas convencionais, esta tecnologia não-invasiva consegue monitorar constantemente, os níveis de glicose. Além de substituir as picadas no dedo, pode proporcionar aos pacientes um controle contínuo, ajudando-os a estar permanentemente em alerta caso seja necessário intervir", afirma.

Testes 
A equipe já realizou um ensaio clínico piloto que sugere que o sistema consegue ser tão eficaz quanto os tradicionais, embora sejam necessários mais testes e uma otimização do produto.

Ele já foi licenciado pela empresa Glucosense Diagnostics, uma 'spin-out' financiada pela universidade.

"O nosso objetivo é desenvolver dois tipos diferentes de dispositivo para comercialização. Um deles será semelhante a um mouse de computador, bastando encostar o dedo ao sensor para medir a glicose. O outro poderá ser incorporado na roupa para monitoramento contínuo", adianta Gin Jose. Com informações do BoasNotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário