> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: "Universo Literário" e "Dia do Rock" agitam fim de semana

terça-feira, 14 de julho de 2015

ITABUNA-BA: "Universo Literário" e "Dia do Rock" agitam fim de semana

A Prefeitura de Itabuna apoiou através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), um evento, realizado neste sábado (11) e domingo (12), na Praça Rio Cachoeira, que reuniu dois grupos antagônicos entre si, mas que privilegiaram num mesmo ambiente cultural o intercâmbio, a peculiaridade artística e o diálogo contemporâneo. De um lado, admiradores das letras e da linguagem escrita expressada nas suas formas mais variadas (poesia, principalmente); do outro, toda a personalidade contestadora dos roqueiros de Itabuna numa homenagem ao Dia Mundial do Rock, comemorado nesta segunda-feira (13). Assim, realizaram-se, na cidade, a segunda edição do projeto “Universo Literário” e a edição piloto do projeto “Festival do Rock de Itabuna”. No “Universo Literário”, amantes da literatura, escritores e leitores tiveram a oportunidade de mais uma vez trocarem ideias, livros e impressões sobre o atual estágio da literatura sulbaiana que vive um bom momento. No espaço da literatura, houve a oportunidade de entidades e associações diversas, além de editoras e livrarias, pessoas de todas as idades, trocarem, venderem e doarem livros. A proposta é coordenada pelo Coletivo Universo Literário e contou até com lançamentos, como é o caso da Mondrongo que apresentou "Desordem", quinto livro de Gustavo Felicíssimo, e o infantil "De onde vem a escuridão", da menina Lara de Souza Mendonça, que autografaram para o público do evento. As editoras Via Litterarum e Editus também participaram expondo e vendendo livros. 

O gr e "Dia do Rock"upo “Se Toque” trouxe títulos com valores a partir dos R$ 3, tendo atraído muitos interessados. enfim, uma grande festa! No outro lado, várias bandas locais de rock agitaram o público presente com músicas que fizeram parte da história do rock and roll no Brasil e no mundo. Através do apoio da FICC, o público presente contou com a montagem do palco, de toldos, equipamentos de som e luz, além da disponibilização de sanitários químicos. Nos dois dias de evento, o público alcançado foi de 2 mil pessoas, segundo informações dos organizadores.
Para o presidente da FICC, o professor Roberto José da Silva, “tivemos um fim de semana diferente, tranquilo e que ratifica os impulsos culturais de nossa cidade. Itabuna consegue devolver para o seu povo os emblemas artísticos que possui, em eventos pontuais que reavivam as nossas praças, ao mesmo tempo em que promove diálogos singulares como esse que tivemos agora de fazermos num mesmo espaço um evento da literatura e um do rock”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário