> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: SAS COMEMORA ANIVERSARIO DO CENTRO POP

domingo, 26 de julho de 2015

ITABUNA-BA: SAS COMEMORA ANIVERSARIO DO CENTRO POP

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, conhecido como Centro Pop de Itabuna, completa nesta segunda-feira (27), um ano de existência e aproveita para comemorar o aniversário e os resultados obtidos no decorrer deste ano. A cerimônia será realizada a partir das 08 horas, na Praça Santo Antônio, 67, no centro da cidade.

O Centro Pop que é mantido pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o Governo Federal, através da SAS (Secretaria de Assistência Social), é a unidade pública e estatal de referência e atendimento especializado à população adulta que se encontra em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O programa busca identificar as demandas dos usuários com o objetivo de acionar a rede pública para os atendimentos necessários e prioritários, encaminhamentos e acompanhamentos nos diversos equipamentos e serviços da rede de proteção social e dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

No decorrer deste ano foram cadastradas 414 pessoas em situação de rua, os quais foram atendidos pela equipe técnica do centro, constituída por Assistente Social, Psicólogo e advogado. Estes são encaminhados se necessários para a rede de Saúde, Plantão social, Bolsa família, CREAS, Atendimento psicológico, Complexo policial, Cartório para retirada de documentos, Presídio, Centro de recuperação, CAPS, MTE, Defensoria pública, DST/AIDS, Hospital de Base, CAD ÚNICO entre outros.

Esses moradores recebem diariamente café da manhã e banhos com a disponibilização de kits de higiene pessoal contendo creme dental, sabonete, saboneteira, absorvente, pente, aparelho de barbear, etc.

O Coordenador do Centro Pop, Ansielmo Santana, conta que equipe oferece várias atividades aos referenciados, como oficinas de reciclagem, dinâmicas em grupos, realização de palestras temáticas e conta com a parceria do “Brasil Alfabetizado” e do “TOPA” com aulas semanais de leitura, escrita e operações matemáticas, com objetivo de promover a socialização e ocupar o tempo ocioso.

“Os serviços oferecidos pelo Itabuna Pop, são de grande relevância, pelo seu caráter apropriado de tratar as complexidades específicas da população em situação de rua e por contribuir em um equipamento que pode materializar o dever do Estado diante dessa população específica, buscando resgatar a dignidade dos sujeitos.” Afirma Ansielmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário