> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA> Prefeitura e FICC fazem balanço dos festejos juninos de 2015

quarta-feira, 8 de julho de 2015

ITABUNA-BA> Prefeitura e FICC fazem balanço dos festejos juninos de 2015

Encerrados os festejos juninos, a Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) já fazem um balanço dos números que foram obtidos no período, em termos de apoios culturais dispensados às diversas festas e confraternizações realizadas nos bairros da cidade.

O presidente da FICC, professor Roberto José da Silva, indica que o investimento total, só em apoios, girou em torno de R$50 mil, “mas o número que nos deixa muito felizes não é o do investimento em si, e sim, o de pessoas que direta ou indiretamente foram beneficiadas”, diz. Segundo Roberto José, cada festa teve um público médio de 2 mil pessoas. No total, somando-se todos os eventos realizados, a FICC atingiu um público estimado em 32 mil pessoas através de eventos que foram realizados em pelo menos 16 bairros da cidade.

Bairros e comunidades como Vila de Itamaracá, Fátima, Núcleo Habitacional da CEPLAC, Sarinha, Fonseca, Novo Fonseca, Vale do Sol, Banco Raso, Jaçanã, São Lourenço, João Soares, Santa Catarina, Ferradas, Maria Pinheiro, São Caetano, além dos condomínios Pedro Fontes I e II tiveram festividades organizadas pelas suas respectivas associações.

Para o diretor de Projetos da FICC, Fernando Caldas, “o mais emblemático de uma festividade como essa é o resgate que se faz das festas de bairro, da cultura essencialmente nordestina e da valorização que se dá em torno dos artistas locais”. Das atrações que movimentaram os eventos apoiados pela FICC, a comunidade grapiúna contou com shows de Alan Jones, banda “Forró Safadin”, banda “Quero Mais”, Carlos dos Teclados, banda “Amor a Dois”, banda “Forró do Karuá”, da dupla sertaneja Rian Girotto & Henrique, do DJ Robson, banda “Forró Danado de Bom”, Iarley & Banda, banda “Chão Rachado”, DJ Guigui, banda “Marrakesh” e banda “Pérola Negra”.

Para além da contratação de bandas e artistas, a FICC ainda garantiu em quase todos os eventos estruturas como montagem de som, toldos, montagem de palco, minitrio e sanitários químicos. Os bairros contemplados nesse aspecto foram o condomínio Pedro Fontes I, Fátima, Núcleo Habitacional da CEPLAC, Fonseca, Vale do Sol, Banco Raso, Jaçanã, São Lourenço, João Soares, Santa Catarina, Ferradas e São Caetano.

Também em termos de apoio, a FICC investiu ainda R$27 mil na aquisição de ornamentos (bandeirolas) para as festas realizadas, tendo a fundação atendido em 100% aos pedidos que foram feitos, beneficiando todos os bairros cujos representantes fizeram o pedido.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Sarinha Alcântara, Anilson dos Santos (também conhecido como “Tute do Sarinha”), disse que a ajuda da FICC na festa de São João foi muito importante. “A FICC foi a responsável por abrirmos as portas da comunidade para as festas não só do São João, mas de todos os eventos realizados aqui no bairro. Nas gestões anteriores andávamos de mãos atadas sem apoio nenhum. Hoje, temos a FICC para nos apoiar trazendo de volta a cultura”, disse Tute.

Para Cosme Oliveira, presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de Itabuna (UAMI), “a FICC, hoje, é um órgão da administração municipal que vem somar. Itabuna estava precisando de uma fundação cultural forte e atuante, como é a FICC hoje, uma fundação que está preocupada com a juventude e que dá oportunidade para as crianças. Nunca se viu na história de Itabuna um apoio às festas juninas tão grande como o que a FICC dispensou nesse ano”, ratificou.

A impressão de Cosme Oliveira se repetiu entre as pessoas que prestigiaram as festas de São João. Para Maria Ferreira Santos Aguiar, dona de casa, 43 anos, moradora de Ferradas, “é bom ver a prefeitura fazer festa na nossa porta de casa; a gente se sente valorizado, quem ganha com isso é a comunidade”, disse a moradora, feliz com o forrobodó que foi organizado naquele bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário