> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Mais cinco escolas municipais têm reformas concluídas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

ITABUNA-BA: Mais cinco escolas municipais têm reformas concluídas

 Mais cinco unidades da Rede Pública Municipal de Ensino foram totalmente reformadas pela Prefeitura de Itabuna na sequência do Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional. Nesta etapa, receberam melhorias a Creche Elzo Pinho de Magalhães, no Novo Mangabinha, o Grupo Escolar Municipal João Mangabinha Filho, no Mangabinha, a Escola Municipal Leonor Pacheco, no Maria Matos (antiga Rua de Palha), o Grupo Escolar Roberto Santos, no Jardim Primavera, e o Grupo Escolar Brasília Baraúna de Almeida, do bairro de Ferradas. 

As intervenções vão beneficiar diretamente mais de 650 estudantes, além de dezenas de professores, monitores e pessoal de apoio que atuam como educadores nas unidades escolares. As obras incluíram pintura interna e externa, restauração de telhados e muros, reparos nos sistemas elétrico e hidráulico, implantação de piso e de áreas de convivência, inclusive com projeto paisagístico. Até o momento, 31 escolas da Rede Municipal de Ensino já foram totalmente reformadas pelo Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional da Secretaria Municipal de Educação.

Desde o ano de 2013 que o programa vem sendo executado, já sido investidos recursos próprios da ordem de mais de R$ 2,5 milhões. Além de reforma total, intervenções envolvem pintura geral e pequenos reparos em outras unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. Em dois anos e meio, a Prefeitura de Itabuna também promoveu a ampliação de escolas como a Sementeira, Everaldo Cardoso e Luiz Viana Filho, com a construção de novas salas de aula, refeitórios, área de recreação e rampas de acessibilidade de acordo com as exigências do Ministério da Educação.

CONTENTAMENTO - Segundo a diretora do Grupo Escolar Roberto Santos, Isauri Maria Dórea, desde a fundação na década de 80, a escola no Jardim Primavera não passava por uma intervenção desse porte. “As obras têm agradado a comunidade escolar, inclusive os pais dos alunos que acompanham o trabalho da Prefeitura e têm demonstrado contentamento com o resultado”, afirmou. A diretora disse ainda que a melhoria da infraestrutura educacional tende a influenciar na qualidade do ensino ofertado pela escola.

O Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional solucionou alguns problemas vivenciados por comunidades escolares, a exemplo da Creche Elzo Pinho de Magalhães, que desde a sua fundação há oito anos enfrentava a infestação de escorpiões devido a falta de calçamento no pátio ao redor da unidade educacional. No local foi construído piso, oferendo mais segurança tanto para as 50 crianças assistidas, quanto para os 19 educadores que atuam na creche. Outro problema solucionada na Elzo Pinho diz respeito ao abastecimento de água, com a instalação de um novo reservatório.

Para a diretora da Escola João Mangabinha Filho, Neuza Ribeiro Santos, as intervenções promovidas pela Prefeitura atenderam uma anseio de muitos anos da comunidade escolar. Fundada em 1977, o Grupo Escolar, segunda ela, havia passado apenas por pintura há oito anos. “A reforma possibilita um ambiente mais agradável à nossa comunidade escolar e, com certeza, isso interfere positivamente na qualidade da educação oferecida. Pois, assim como costumamos promover uma limpeza de nossas casas a cada final de ano para ter uma ambiente mais agradável, a escola também precisa ter este cuidado para que todos se sintam acolhidos”, argumentou a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário