> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Artistas itabunenses encerraram Festival Grapiúna no domingo

segunda-feira, 27 de julho de 2015

ITABUNA-BA: Artistas itabunenses encerraram Festival Grapiúna no domingo

Talentos locais como a itabunense Alinne Rosa - que possui destaque nacional - e as bandas Minha Banda e Vera Cruz homenagearam Itabuna ao encerrarem, na noite de domingo, o Festival Grapiúna. Promovido pela Prefeitura e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC, em parceria com a Bahiatursa e o Governo do Estado, o evento comemora os 105 anos de emancipação política do município, cujo Dia da Cidade é amanhã. Os artistas exaltaram a força e energia dos conterrâneos, os grandes talentos que surgem na cidade e atraíram à Praça Rio Cachoeira mais de 10 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, casais e famílias inteiras.

Os shows começaram pouco depois das 19 horas e agradaram aos fãs de diferentes estilos musicais. Sob a luz da lua e sem chuva, o público acompanhou Minha Banda que cantou sucessos nacionais e lembrou lendas do axé music. Na sequência a Vera Cruz subiu ao palco e fez todos dançarem forró e arrocha romântico. Logo após a meia noite, Alinne Rosa fez todo o público sair do chão e cantar junto, com a energia incrível da música baiana, sucessos da carreira na banda Cheiro de Amor e lançamentos da carreira solo. Alinne foi acompanhada pela multidão durante todo o show e levou o público à loucura ao cantar com a revelação itabunense: A Vingadora.

Lá no meio da praça, dançando e vibrando muito entre os milhares de pessoas, estava a dona de casa Marineide Neri, moradora do São Pedro. Ela contou que saiu de casa logo no início da noite de domingo para garantir um bom lugar durante o show de Alinne Rosa. “Fiquei feliz demais com a notícia de que ela ia cantar. Soube que os dois dias de festa foram tranquilos e aproveitei para trazer minha netinha Antônia Eloá”, explicou a avó, que animava a neta a dançar também. Igualmente animado estava o aposentado José Dias de Magalhães, morador do Fátima. Ele assistiu ao show em um cantinho mais afastado e garantiu a tietagem à Alinne Rosa. “Ela é de Itabuna, é bonita e faz a gente feliz quando canta. Fiz questão de vir”, afirmou.

Em uma outra área da festa mais de 200 ambulantes cadastrados pela Prefeitura aproveitavam os shows para trabalhar e garantir renda-extra para suas famílias. É o caso de Carlos Alberto Mota, morador do Mangabinha, que destacou que o domingo foi a melhor noite para vendas de comidas e bebidas e aprovou a organização e segurança do Festival Grapiúna. “Foi muito tranquilo. Seguimos todas as orientações da Prefeitura e já estamos pensando em nos organizar em associação para participar mais ativamente nos próximos eventos", adiantou.

Já a ambulante Simone Pereira, também moradora do Mangabinha, destacou que a segurança foi muito importante para o bom trabalho e desejou muita paz e alegria para toda Itabuna. “Quero que o povo tenha paz e alegrias e que a gente possa trabalhar mais e mais”, afirmou. Em cada noite do festival, quatro fiscais da Vigilância Sanitária trabalharam na análise dos serviços prestados pelos ambulantes enquanto a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal garantiram a segurança.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, tudo saiu de acordo com a programação. “A proposta de organizar os ambulantes foi bem aceita e garantiu um trabalho melhor e em segurança para todos”, avaliou. Também analisando a festa, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, lembrou que aniversário é o momento de renovar a esperança. “É bonito a gente ver a comunidade participando, cantando e dançando. Sabemos também que é hora de renovar a esperança e continuar trabalhando para mudar a realidade de Itabuna”, comentou.

O Festival Grapiúna começou na sexta-feira com as bandas Swing Gospel, 3D, Dom Supremo, Shalom e Irmão Lázaro. No sábado, animaram o público as bandas: Dom Supremo, Jhonatas Marins, Arthur Geovane e Rosa de Saron. As comemorações pelo aniversário da cidade constaram ainda de eventos esportivos durante todo o final de semana e prosseguem até o dia 10 de agosto com a inauguração e entrega de reformas de unidades de saúde, escolas, call center e Unidade Modelo SineBahia, além de lançamento do livro do radialista, jornalista, escritor e Waldeny Andrade, às 18 horas de quinta-feira no foyer da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FCC), na Praça Laura Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário