> TABOCAS NOTICIAS : Idosa proibida de ir à escola, agora aprende escrever

terça-feira, 21 de julho de 2015

Idosa proibida de ir à escola, agora aprende escrever

Foto: reprodução/TV Tem
Antigamente era comum os pais proibirem as filhos de irem à escola, porque mulher tinha que cuidar da casa e rapazes tinham que ajudar no campo. G1

A aposentada Alezina Costa Marques passou por isso há 70 anos e não conseguiu estudar. 
Filha de pai rígido, ela foi obrigada a trabalhar. "Meu pai dizia: 'Filho meu não vai à escola, porque eu não ponho. A escola deles é trabalhar'. Eu ia chorando para a roça, quando eu via as outras crianças passarem com os caderninhos na mão", conta a aposentada.
O apoio que a idosa não teve dos pais, recebeu dos filhos.

Para ajudar a mãe a aprender, uma das filhas escreve todos os dias em uma lousa que fica na cozinha da casa da aposentada. 

"Faço isso todos os dias, para ela lembrar as letras, memorizar mesmo. Vou passando para ela as frases que eu quero que ela escreva e ela vai colocando na lousa", conta a filha.

Outros idosos
Na escola municipal onde ela estuda, em Itupeva (SP), há outras pessoas que também não puderam estudar na infância e adolescência - todos fazem parte da Educação de Jovens e Adultos. 

Como a maioria trabalha quase o dia todo, as aulas são diferentes das tradicionais. "Pela vida que eles têm, é muito sono, muito cansaço, então, é estímulo o tempo todo, muita brincadeira", explica a professora, Deise da Silva Simões.

Com uma vasta experiência de vida, só resta aos estudantes adquirirem conhecimento por meio dos livros. 

"A coisa mais maravilhosa é estar dentro de uma escola, aprender a ler e escrever. Eu estou muito feliz e dou conselho às minhas amigas", afirma dona Alezina. Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário