> TABOCAS NOTICIAS : Grécia faz nova proposta de ajuda de 2 anos

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Grécia faz nova proposta de ajuda de 2 anos

Documento enviado ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira quer renegociar o prazos dos dividendos
REDAÇÃO ÉPOCA - Com o prazo final para quitar as dívidas que somam € 245 bilhões chegando, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, informou que enviou uma nova proposta de resgate financeiro nesta terça-feira (30) ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM) . O novo pedido de ajuda prevê uma reestruturação paralela de dívida de dois anos.

É uma tentativa final para tentar um acordo com os credores. A Grécia tem até às 19h desta terça-feira no horário de Brasília — 1h de quarta-feira (1º) no horário de Atenas — para quitar a dívida de € 1,6 bilhão com o Fundo Monetário Internacional (FMI). "O governo grego propôs hoje um acordo de dois anos com o ESM para cobrir totalmente suas necessidades financeiras e com reestruturação paralela de dívida", disse o governo em comunicado segundo o G1.

Manifestantes que pressionam pela permanência da Grécia na zona do euro, protestam na praça Syntagma, em Atenas (Foto: Daniel Ochoa de Olza/AP Photo)
Os ministros de Finanças da zona do euro marcaram uma teleconferência para discutir o pedido feito pela Grécia para as 19h do horário local (14h de Brasília). O FMI considera improvável estender o prazo de pagamento mesmo que haja um acordo político para ceder ao novo pedido de socorro.

Mesmo com pressões internacionais, o governo grego não aceita as condições impostas para prorrogar o empréstimo, como o aumentar de impostos e cortar pensões. Se não houver acordo, o país ficará sem qualquer financiamento externo a partir desta quarta-feira (1º), fato inédito nos últimos cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário